O Joinville entrou em quadra dependendo apenas das suas próprias forças para permanecer na zona de classificação aos playoffs. Mas, não conseguiu demonstrar essa força em toda a partida e acabou saindo do ginásio Oscar Zelaya derrotado pelo seu já rival Botafogo por 88 a 77. O resultado negativo tira, mais uma vez, a equipe catarinense da zona de classificação aos playoffs.
A equipe comandada pelo técnico George Salles fez três períodos muito bons, alternando a dianteira no placar com o Botafogo nos primeiros 30 minutos. Muito equilibrado, o primeiro período foi do Joinville, que vencia, até então por 26 a 23. Como jogos entre Joinville e Botafogo acostumaram a ser emocionantes, dessa vez não seria diferente e o segundo período mostrou isso mais uma vez. Com a volta do americano Jamaal que desfalcou o alvinegro nas últimas partidas ao contrair dengue, o Botafogo foi superior no segundo quarto da partida e foi para o vestiário no intervalo com três pontos a mais do que o Joinville.
O equilíbrio persistiu na volta do intervalo, mas desta vez, o Joinville se sobressaiu e venceu o terceiro período por 23 a 19. O jogo parecia que caminharia nesse ritmo, com muitas alternâncias no placar, mas aí veio o último período de jogo, os 10 minutos que poderiam decidir a classificação do Joinville e foi desastroso. O equilíbrio foi embora e a equipe catarinense permitiu que o alvinegro fosse muito superior.
Enquanto o Joinville marcou 12 pontos, os cariocas marcaram 24. O cestinha do Joinville no período foi o americano Johnson, com cinco pontos. Pelo lado botafoguense, só Jamaal fez nove. E aí, o jogo se perdeu e a vaga na zona de classificação para os playoffs também. Com a vitória, o Botafogo tomou o lugar do Joinville e agora só resta torcer por tropeços do time carioca.
Cestinha da partida ao lado do botafoguense Gabriel, Stocks foi um dos destaques da partida. Com 18 pontos, três rebotes e cinco assistências. O americano Johnson também foi muito bem, com 15 pontos, três rebotes e duas assistências. Apesar dos bons números e de três períodos muito bons, o Joinville viu o Botafogo tomar sua 12ª posição. Com o mesmo número de vitórias, o time alvinegro ficaria com a vaga se a primeira fase terminasse hoje.
Ao Joinville restam três partidas, contra Vasco, Paulistano e Campo Mourão. O Botafogo enfrenta o Caxias do Sul, Flamengo, Bauru e Franca. O Joinville volta à quadra na próxima quinta-feira (8), às 20h, quando enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro.
Adrieli Evarini