Com muitas atrações, Parque de Corupá promove Festival de Escalada

Por: Lucas Pavin

02/11/2017 - 07:11 - Atualizada em: 03/11/2017 - 01:13

Teve início, na quarta-feira (1º de novembro), o 4º Festival de Escalada Braço Esquerdo, que acontece no Parque Natural do Braço Esquerdo, em Corupá, município localizado no Norte catarinense. Com uma programação recheada de atrações até o próximo domingo (5), o evento traz como grande objetivo a confraternização entre os participantes, além de difundir ainda mais o esporte, que entrou recentemente no quadro olímpico.

Vindos dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, cerca de 90 atletas são esperados no festival, superando a marca do ano passado, quando foram 80 inscritos e mais de 150 visitantes passando pelo local para prestigiar a escalada. Na tarde de quarta, alguns participantes já estavam presente no local para montagem dos acampamentos. E um dos primeiros a chegar foi Gabriel Ramos, de 28 anos. Apaixonado pela natureza e obcecado em superar novos obstáculos, o jaraguaense pratica o esporte há 15 anos e participou de todos os festivais até aqui.

Agora, o escalador aguarda ansiosamente para os primeiros desafios na atual edição, que segundo ele, promete ser a melhor de todas. “O Braço Esquerdo tem uma das melhores vias do país e sempre te proporciona a estar descobrindo novos caminhos. A questão de segurança também é muito grande e por isso reunirá pessoas de todas as idades, desde iniciante ao nível mais avançado. Virão muitas pessoas novas para conhecer o local, o que torna o evento ainda mais grandioso. Então a expectativa é muito alta para o evento”, destacou.

Já para Cesar Trevisan, um dos organizadores do festival, a entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos atrairá um público alto ao Parque, contribuindo para a cidade e o desenvolvimento do esporte na região. “Já atingimos o objetivo de chegar a 90 pessoas no evento. Isso tem uma importância muito grande para o turismo da cidade, pois traz pessoas de várias partes do país para apreciar a beleza do parque. A Escalada está cada vez mais em evidência por ser um esporte olímpico e isso traz ainda mais público, porque muitas pessoas querem conhecer um pouco mais sobre a modalidade, o que pode trazer novos praticantes. Então esperamos um evento de muito sucesso”, disse Trevisan.

Programação

Quarta-feira (1º de novembro)

Chegada e montagem de acampamentos

Quinta-feira (2)

9h30 – Yoga

11h às 15h – Escalada para iniciantes

16h às 19h – Tenda de cura

20h – Palestra com Daniel Casas

21h – Desafio de escalada indoor

Sexta-feira (3)

9h30 – Yoga

11h às 15h – Escalada para iniciantes

15h às 19h – Tenda de cura

19h30 – Show com a banda Mabassa (Holanda)

21h – Show com a banda SeuCelso

23h – Discotecagem com Ricardo Juliani

Sábado (4)

​9h30 – Oficina de Acro-Yoga para iniciantes

11h – Passeio para a Caverna

11h às 15h – Escalada para iniciantes

15h às 19h – Tenda de cura

21h – Sorteio dos brindes dos apoiadores

22h – Show com a banda SeuCelso

24h – Discotecagem com Ricardo Juliani

Domingo (5)

​9h30 – Yoga

11h às 15h – Escalada para iniciantes