Com história de superação, nadadora de SC busca apoio para ultramaratona na Europa

Foto: Sérgio Monteiro

Por: Lucas Pavin

11/07/2024 - 12:07 - Atualizada em: 11/07/2024 - 16:14

Eleito como um dos melhores eventos de maratona aquática do mundo, a Travessia Lisboa-Cascais terá sua segunda edição no próximo mês de setembro. E é lá que Simone Nogara, de Blumenau, pretende estar como representante de Santa Catarina na ultramaratona de 20km e na prova de 5km.

Com currículo extenso no Brasil, a gaúcha radicada em Santa Catarina busca apoiadores para iniciar uma jornada internacional, mas principalmente servir de inspiração para outras pessoas. Afinal, a atleta de 49 anos é um exemplo de superação.

Há seis anos, em meio a momentos pessoais delicados, incluindo perdas familiares e uma batalha contra a depressão, ela encontrou na natação não apenas uma válvula de escape, mas uma verdadeira transformação de vida.

Costumes antigos como dietas mirabolantes, uso de inibidores de apetite, tabagismo e sedentarismo ficaram para trás. Com o esporte, tudo mudou. Desde os hábitos alimentares, mudança na rotina até o sentimento de empoderamento feminino.

A jornada que iniciou sem grandes pretensões inspirou na busca por desafios maiores, superando até mesmo o medo da água decorrente de um quadro de afogamento na infância. Com os traumas superados, a técnica de enfermagem foi evoluindo gradativamente e atualmente se orgulha por completar desafios inimagináveis outrora.

“Ser ultramaratonista aquática requer muita disciplina, esforço mútuo, equipe multidisciplinar, planejamento estratégico/mental e rede apoio familiar. Sou uma pessoa privilegiada, fazer esportes de alto rendimento requer uma rede de apoio enorme, investimento financeiro substancial e otimização de tempo”, disse.

Se muitos buscam resultados, a blumenauense prefere destinar seus desejos pessoais de lado para incentivar mais mulheres a seguir o mesmo caminho do bem-estar e deixar uma história inspiradora aos netos.

“Quero deixar um legado aos meus netos, para que possam saber que a ‘vovó maluca’ fez ‘maluquezas’ pelas águas dos mares e rios. Quero inspirar outras mulheres, para que, assim como eu, possam sair dessa encruzilhada e ressignificar suas vidas fazendo qualquer tipo de atividade”, destacou.

Com esses objetivos muito além da conquista pessoal, Simone oferece uma vitrine exclusiva para os patrocinadores, apoiadores e parceiros que decidirem embarcar nessa jornada.

Como ajudar

A nadadora disponibiliza cotas de patrocínio que vão de R$ 2 mil a R$ 30 mil, destacando todas as contrapartidas para divulgação da marca. As informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (47) 99968-7228, e-mail procriar.simone@gmail.com ou Instagram @tatanogara.

Desafios realizados na carreira:

2018

600mts Porto Belo/SC

2020

1.5k 2k 3k (Porto Belo/Piçarras/Bombinhas/Penha/Garopaba/Praia da Pinheira)

2021

3k Palhoça/Laguna/Penha/Barra Velha/Arquipélago de Alcatrazes – SP

4k Quatro Ilhas/Penha/Barra Velha

5k Cabeçudas

7k Itacolomi

2022

10k Imbituba SC

16K Volta a Ilha de Itacolumi/SC

13k Ilha do Mel PR

24k 14 Bis Bertioga/SP

2023

30k Rio Negro MA

21k Itapanhau SP

16k Itaparica X Mutá BA

2024

24k Ilha do Mel/PR

16k Revezamento Ilha Inhatomirin/SC

Treino de 12h em piscina, realizado dia 15/06/24, AABB Blumenau

20K Lisboa X Cascaes Portugal Setembro/2024

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.