COB suspende campeão olímpico de vôlei após post sobre tiro em Lula

Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro

Por: Lucas Pavin

03/02/2023 - 16:02 - Atualizada em: 03/02/2023 - 16:35

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta sexta-feira (3) a suspensão por tempo indeterminado de Wallace após o jogador fazer uma enquete no Instagram perguntando aos seus fãs se atirariam no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O campeão olímpico de vôlei não poderá jogar pelo menos até a análise total do processo.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças – ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem – foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União nos termos solicitados. Demais disso, é importante analisar o ato – confessadamente praticado – para fins de aplicação de medida emergencial”, diz o parecer do COB.

A polêmica iniciou na segunda-feira (30), quando o oposto postou fotos em um clube de tiro e abriu uma caixa de perguntas para os fãs. Um deles perguntou se o oposto daria um tiro no rosto de Lula e ele abriu uma enquete para saber se algum de seus seguidores faria isso.

Horas depois, o jogador do Cruzeiro apagou a publicação, mas diversos prints já haviam circulado na internet.

Atual clube do oposto, o Cruzeiro também suspendeu o atleta por tempo indeterminado. A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Conselho de Ética do COB e à Confederação Brasileira de Vôlei a pena máxima prevista, com multa de R$ 100 mil e banimento do esporte.

O COB solicitou a abertura de processo junto ao Conselho de Ética e a CBV encaminhou o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da entidade.

Após a suspensão, Wallace se manifestou nas redes sociais e pediu desculpas, declarando que “não tinha intenção de incitar a violência”.

“Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso Presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”, afirmou.