O clássico entre Figueirense e Avaí, que será realizado nesse sábado (11), no Estádio Orlando Scarlelli, pela Série B do Campeonato Brasileiro terá a presença das duas torcidas e uma série de orientações a serem seguidas para que no futuro as autoridades de segurança não precisem adotar a medida extrema de permitir apenas a entrada dos simpatizantes do time da casa nas arquibancadas e cadeiras.

A hipótese de torcida única foi levantada pela Polícias Militar diante de inúmeros incidentes ocorridos em Santa Catarina e no Brasil em jogos de grande rivalidade, que são embalados por fortes tensões. Uma reunião realizada nesta quarta-feira (9) no Ministério Público de Santa Catarina definiu pela presença dos torcedores dos dois times.

O encontro teve a participação do promotor de justiça, Eduardo Paladino; dos presidentes de Figueirense, Cláudio Vernalha; e Avaí, Francisco Batistotti; além do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Renato Angelotti; do procurador jurídico da FCF, Rodrigo Capella; além dos representantes da Polícia Militar, Cel. Renato Cruz Junior; Tenente-Coronel Marcelo Pontes e tenente-coronel Sandro Cardoso da Costa.

Ao final do encontro foi assinado um termo de compromisso, com três medidas que serão adotadas para o clássico:

  1.  Os Clubes irão instruir atletas e comissões técnicas a evitar provocações e atitudes antidesportivas;
  2.  A Polícia Militar irá apresentar minucioso relatório sobre as eventuais ocorrências relacionadas à partida para ensejar medidas futuras caso necessárias;
  3.  A Federação Catarinense de Futebol irá expedir nesta quinta-feira (10) uma Resolução de Diretoria proibindo a afixação de faixas na parte interna do Estádio Orlando Scarpelli, para possibilitar total visibilidade às dependências ocupadas pelos torcedores.

Para o presidente da FCF, Rubens Angelotti, a reunião foi positiva. “Houve compreensão e bom senso de todas as partes envolvidas e felizmente teremos o clássico mais tradicional do futebol catarinense com a presença das duas torcidas no próximo sábado”.

O jogo faz parte da 5ª rodada da Série B e está marcado para iniciar-se às 16h30min, no Estádio Orlando Scarpelli.