A Praia Central de Balneário Camboriú será palco da 6ª edição do Festival Nacional de Surf para Autistas, no dia 5 de novembro. A previsão é que pelo menos 200 atletas dos três Estados do Sul participem da competição, que acontecerá em frente a rua 2.500.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail surfescola@yahoo.com, enviando os seguintes dados: nome do participante, idade, nome do responsável e cidade onde reside.

Organizado pela Surfescolabc, Ama litoral, Adaptar, FEPASD, Somos Mais, ASSF, Onda Azul e Amor para Down, o evento traz este ano uma novidade: a abertura do 1º Circuito Santa Catarina de Inclusão.

“O festival, por si só, se configura um desafio para autistas. Contudo, percebemos que muitos superaram este desafio de ficar em pé na prancha e precisam de algo mais, e decidimos criar um campeonato com 4 etapas em Santa Catarina”, explica Túlio Ferri, instrutor de surf e idealizador do festival.

O circuito, que terá julgamento de juízes profissionais, contará com premiação em cada etapa, e premiação geral para os campeões das duas categorias: síndrome de down e autista. Além de Balneário Camboriú, as etapas do circuito serão disputadas em Itapema, Itajaí e Florianópolis.

O 6° Festival Nacional de Surf para Autistas faz parte do projeto AMA Surf, que têm como objetivo proporcionar a prática da atividade esportiva para pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista atendidas na AMA Litoral, objetivando contribuir na promoção de saúde, interação social, diversão e lazer.