Reconhecida pelo trabalho de excelência no paradesporto, Blumenau foi selecionada para sediar um dos 14 Centros de Referência Paralímpicos do Brasil - o único em Santa Catarina. Após cumprir os requisitos e indicadores estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a cidade recebeu o credenciamento para ser uma das referências nacionais em para-atletismo.

Instalado na Universidade Regional de Blumenau (Furb), o centro irá incorporar a metodologia de treinamentos utilizada pelo CPB em todo o país, potencializando ainda mais o desempenho dos atletas em nível nacional e internacional. Com isso, o espaço deverá receber também atletas de outras regiões.

 

“Com a implantação do centro, o comitê vai proporcionar a contratação de técnico e coordenação específicos para o atletismo, além de oferecer formação aos profissionais da área. Alguns cursos já estão confirmados para todos os professores da rede de ensino de Blumenau e região, não somente àqueles ligados ao paradesporto”, explica a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders.

 

Foto Divulgação

De acordo com ela, a intenção é adaptar também as demais modalidades à metodologia do Comitê Brasileiro. Hoje, o paradesporto da cidade conta com 500 atletas, 11 modalidades e 32 professores. O trabalho desenvolvido no município, inclusive, ganha muitos elogios por parte dos dirigentes do CPB.

 

“Blumenau vem trabalhando para o paradesporto de modo exemplar, com participações em nossos principais eventos, como o Circuito Caixa, Paralimpíadas Escolares, entre outros. Para o Comitê Paralímpico Brasileiro, ter a cidade como um representante oficial das nossas ações é uma honra e esperamos estender esta cooperação com muitos projetos, sempre trabalhando para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência”, destaca o coordenador-geral dos Centros de Referência, Ramon Pereira.

 

Além de lapidar talentos no atletismo, o Centro de Referência de Blumenau deve abrir espaço para a atuação e formação de profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, bem como ativar projetos de pesquisa e extensão vinculados ao esporte.

A abertura oficial da unidade será realizada na próxima segunda-feira (3), às 15h30, no Complexo Esportivo da Furb, localizado na rua Antônio da Veiga, 140, no bairro Itoupava Seca.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul