Depois de 10 anos, a tradicional Volta Ciclística de Santa Catarina foi realizada novamente, com a participação de 110 atletas de 14 equipes do Brasil e outras seis internacionais. O Ciclismo Jaraguá/Secel marcou presença com seis atletas no evento, que teve chancela da UCI (União Ciclística Internacional), contando pontos para ranking mundial e olímpico.
O melhor resultado veio com Gilberto de Gois, o único que já havia participado da competição, terminando em 52º lugar geral e quinto melhor catarinense.
Os outros representantes foram Fabiano Barbosa (63º lugar geral), Joel Orbem (81º lugar geral), e João Agostini, Rodrigo Barreto e Guilherme Mafra, que foram eliminados pelo tempo de corte durante as etapas.

Equipe jaraguaense no evento | Foto: Divulgação/Ciclismo Jaraguá/Secel
Ao todo, foram cinco etapas, começando em Nova Veneza e passando por Urubici, Lages, Urupema, Balneário Camboriú e Nova Trento até chegar ao ponto final em Florianópolis, fechando 584km com 14mil metros de altimetria acumulada.
“O nível da competição e dos atletas era muito alto, com trajetos muito difíceis pela quantidade de altimetria acumuladas, e pela participação das melhores equipes do Brasil e as convidadas estrangeiras. Sabíamos da dificuldade de todos completarem a competição, mas foi uma experiência incrível. Estar em uma competição de alto nível foi de grande aprendizado para todos os atletas da nossa equipe”, declarou o técnico Guilherme Bourscheidt.
Os colombianos dominaram o pódio geral, com três representantes. O grande campeão foi Diego Camargo, com um tempo de 15h52min52s. Walter Vargas e Victor Ocampo completaram o top 3 da Volta.
Resultados dos jaraguaenses:
- Gilberto de Gois – 5º lugar na classificação de melhor catarinense e 52º lugar geral
- Fabiano Barbosa – 7º lugar na classificação de melhor catarinense e 63º lugar geral
- Joel Orbem – 10º lugar na classificação de melhor catarinense e 81º lugar geral
- João Agostini, Rodrigo Barreto e Guilherme Mafra – eliminados pelo tempo de corte durante a competição