O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou a ampliação de participantes na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Segundo o mandatário, as mudanças devem entrar em vigor já em 2026. Com isso, está descartada a criação de uma 5ª Divisão do torneio nacional.
Em entrevista ao podcast Toca e Passa, do Globo, Xaud informou que a ideia é incluir mais participantes nas competições e redistribuir os duelos de forma mais estratégica, para que o calendário fique menos desgastante para as equipes. As modificações vão começar a serem trabalhadas em até 50 dias.
“Nós vamos ter reformulação no Campeonato Brasileiro da Série D, na Copa Verde, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. A gente está fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para conseguir encaixar no calendário brasileiro como o mínimo de prudência”, revelou o presidente.
O objetivo da ampliação da Série D é garantir mais tempo de calendário para os clubes, que, hoje, são potenciais participantes do torneio. Além disso, a situação pode dar maior visibilidade e sustentabilidade financeira para as equipes.