As chuvas intensas que assolam o Rio Grande do Sul nos últimos dias fizeram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspender todas as partidas envolvendo times gaúchos, seja dentro ou fora do Estado.
No Campeonato Brasileiro, os confrontos Cruzeiro x Internacional, Grêmio x Criciúma e Juventude x Atlético-GO, que aconteceriam neste fim de semana, são alguns dos exemplos.
Inter e Juventude também tiveram o duelo adiado entre eles pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (1º). Compromissos do Brasileirão Feminino e do Sub-20 são outros que não serão realizados.
A medida ainda é válida para embates das Séries C e D do Brasileirão. As novas datas ainda serão definidas.
O Rio Grande do Sul vive situação de emergência, com mais de 100 cidades registrando transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Até o momento, 24 pessoas já morreram e 14,5 mil moradores estão fora de casa.
Veja a nota completa da CBF:
Em virtude das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e da previsão de novos eventos climáticos severos, a CBF informa que adiou todas as partidas marcadas no Estado e envolvendo equipes gaúchas na condição de visitante até segunda (6) em todas as competições e divisões do futebol brasileiro.
A decisão da CBF é baseada no notório cenário de emergência em todo o Estado, ratificado em ofícios enviados pelo Governador e pelo Chefe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A CBF entende que a prioridade de momento é o atendimento à população e de solidariedade.
A CBF, em sua condição de entidade nacional de administração do futebol no Brasil, reitera seu compromisso com o apoio às autoridades e à população Gaúcha, e manifesta toda a sua solidariedade.