Catarinense faz vaquinha para realizar sonho de jogar futebol feminino nos EUA

Joane Ribeiro quer jogar e estudar nos Estados Unidos | Foto: Divulgação

Por: Lucas Pavin

07/07/2020 - 15:07 - Atualizada em: 07/07/2020 - 15:27

Uma jogadora de futebol está mobilizando as redes sociais para conquistar o que ela classifica como o “sonho de sua vida”. Natural de Jaraguá do Sul, Joane Ribeiro Garcia sempre objetivou jogar e estudar nos Estados Unidos.

O primeiro passo foi dado ao ser convidada para integrar o time da Westcliff University, em Irvine, na Califórnia. Mas sem valor suficiente para se manter no país, ela iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro na internet.

Mesmo recebendo uma bolsa de estudos parcial da universidade, a atleta de 23 anos se mobiliza para arrecadar 12 mil dólares (cerca de R$ 60 mil na cotação atual) para pagar as despesas do primeiro ano de faculdade.

“Cheguei a receber outras propostas, mas os valores estavam inviáveis para mim. Já estava quase desistindo quando recebi essa bolsa na Westcliff University. Ela não é integral, então preciso arrecadar recursos para arcar com os custos do primeiro ano da universidade. Nesse período, temos que ter dedicação exclusiva. Depois de um ano, poderei trabalhar fora do campus”, explica Joane.

Foto: Divulgação

Com a viagem prevista para o próximo mês de agosto, a jaraguaense criou uma vaquinha no site Abacashi (clique aqui) para quem tiver interesse em apoiá-la financeiramente, com valores a partir de R$ 10.

Tudo para não perder mais uma oportunidade de ir aos Estados Unidos, já que quando tinha 15 anos, ela precisou desistir da chance pela mesma falta de condição financeira.

A tentativa frustrada, aliada ao preconceito relacionado ao futebol feminino até fez ela largar o esporte por alguns anos. Porém, agora está determinada a fazer o sonho virar realidade.

“Passei por muitas dificuldades, preconceito e homofobia, então desisti. Há cerca de dois anos, fui visitar uma amiga em Belo Horizonte e ela estava se preparando para ir jogar nos EUA. Fiquei com isso na cabeça. É muito mais fácil para quem tem condições financeiras, mas eu queria muito ter essa oportunidade também. Então comecei a ir atrás do meu sonho novamente”, conta.

Foto: Divulgação

História no esporte e metas nos EUA

Residindo em Florianópolis atualmente, Joane Ribeiro começou a jogar futsal e futebol, aos 7 anos de idade, quando ainda morava em Jaraguá do Sul.

Os primeiros passos aconteceram nas equipes da Arweg e da Escola Anna Towe Nagel, onde estudava. Ainda na cidade, atuou nas categorias de base do futsal, conquistando muitos títulos na categoria feminina.

Depois, passou por outros times de cidades catarinenses, como Joinville e Blumenau, além de Belo Horizonte, onde morou na adolescência.

Foto: Divulgação

Hoje sem clube após a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, ela tem a ida aos Estados Unidos como a grande oportunidade de sucesso na carreira, seja dentro ou fora de campo.

Isso porque, além de mostrar seu talento como jogadora, a jaraguaense vai estudar business com foco no esporte para ajudar no crescimento do futebol feminino e abrir portas para outras mulheres.

“Por muitos anos, nós (mulheres) fomos proibidas de praticá-lo (futebol) e isso afetou muito o esporte – a proibição durou de 1941 até 1979. Não esperava essa repercussão. Estou bem feliz que a galera está apoiando e vendo uma luz no fim do túnel para o futebol feminino”, destacou.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul