Catarinense 2002: Com 18 títulos cada, Avaí e Figueirense disputam hegemonia do futebol de SC

Avaí e Figueirense, que se enfrentaram na Recopa SC, travam novo duelo no Estadual | Foto Frederico Tadeu/Avai FC

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/01/2022 - 10:01 - Atualizada em: 22/01/2022 - 10:10

 

O Figueirense conquistou a Recopa SC na última quinta-feira (20) ao vencer o Avaí por 3×1 no estádio da Ressacada. Mas esta foi a primeira disputa da dupla da Capital nesta temporada. Com 18 títulos cada um, os eternos rivais de Florianópolis travam um duelo à parte pela hegemonia do futebol catarinense.

A partir deste sábado (22), o Campeonato Catarinense 2022 começa com a 12 equipes: além de Avaí e Figueirense; os tradicionais Brusque, Chapecoense, Concórdia, Hercílio Luz, Joinville, Juventus, Marcílio Dias, Próspera; e Barra e Camboriú promovidos da Segundona. Rebaixado no ano passado, o Criciúma está fora da Série A.

Neste sábado (22), às 16h30, dois jogos simultâneos abrem a rodada de estreia: Chapecoense X Barra, na Arena Condá, em Chapecó; e Camboriú X Próspera, no Augusto Bauer, em Brusque. Ainda no sábado, às 19h, o confronto será entre Concórdia e Brusque, no Domingos Machado de Lima, no Oeste do Estado.

Três jogos completam a rodada no domingo. Marcílio Dias e Avaí se enfrentam no Doutor Hercílio Luz, em Itajaí, às 16h. Mesmo horário de Hercílio Luz X Juventus, no Aníbal Torres Costa, em Tubarão. Figueirense e Joinville fecham a primeira rodada, no Orlando Scarpelli, na Capital, às 19h.

Regulamento

O Catarinense Série A 2022 será disputado em quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno.

Após as 11 rodadas, os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – quartas de finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado.

A partir da 2ª fase, as equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, com o mando de campo da segunda partida para a equipe melhor classificada.

Nas fases de confronto eliminatório, o critério será o seguinte: quando houver igualdade em pontos e saldo, o vencedor será o time de melhor campanha, que é o mandante do segundo jogo.

Rebaixamento

Dois clubes serão rebaixados. As equipes que após a 1ª fase ficarem na 11ª e 12ª posições estarão automaticamente rebaixadas, e disputarão a Série B de 2023.