A primeira fase do Campeonato Varzeano de Jaraguá do Sul chega ao fim na tarde deste sábado, dia 21 de outubro. Dos cinco jogos da rodada, quatro valem vaga e apenas uma partida as equipes não reúnem mais aspirações no certame. Ao final, três times se juntam ao Atlético, Santo Antônio, Meninos de Ouro, Borussia, União Central, Ponte Preta, Tecnopan, Guarany, Vila Lalau e Kiferro, que já estão classificados ao mata-mata.
Na Chave D, o equilíbrio é tão grande ao ponto das quatro equipes entrarem em campo com chances de vaga. No Estádio João Marcatto, o líder Vitória joga por um empate contra o Brandenburg, que precisa do triunfo para não depender de outros resultados. O duelo acontece às 16h15. No mesmo horário, mas no campo da Vila Lalau, o Nacional se garante nas eliminatórias com um empate diante do Atlas, que tem a vitória como única chance de avançar, além de ter que torcer por um tropeço do Brandenburg contra o Vitória.
Na Chave E, a Tecnopan/ABF Mecânica/Verdi & Oelke já está classificada, mas pode atrapalhar a vida do Atlético Estrada Nova, que depende da vitória e ainda precisa ‘secar’ o Valencia/FM Cell. A partida está marcada para às 14h30, no João Marcatto. Já no campo do João Pessoa, o Valencia pode se classificar com um empate contra a Sociedade Barra/Estopack Embalagens, também às 14h30, desde que o Atlético não vença a Tecnopan. Para a Sociedade Barra, só a vitória interessa para ainda sonhar com a classificação, somada a uma derrota do Atlético.
Por fim, na Chave G, o único confronto será apenas para cumprir tabela. Com a Kiferro já garantida na próxima fase, as equipes do Internacional Jaraguá e Ferreira/Mecânica SS se despedem da competição, às 14h30, na Vila Lalau. De momento, apenas dois duelos das oitavas de final estão definidos: Atlético (1º A) x Borussia (2º B) e Meninos de Ouro (1º B) x Santo Antônio (2º A). Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o Varzeano apresenta uma média de 2,8 gols por partida, com um total de 97 tentos marcados em 34 jogos.