Com novo formato, o Campeonato Catarinense inicia sua edição de 2026 nesta terça-feira (6). O jogo de abertura será entre Chapecoense e Brusque, às 19h, na Arena Condá, em Chapecó. Logo depois, às 20h, Santa Catarina e Camboriú iniciarão suas trajetórias na competição, no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul.
A quarta-feira (7) marcará o prosseguimento da rodada com três partidas. Abrindo os trabalhos, Marcílio Dias e Criciúma se enfrentarão, às 19h, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. Em seguida, às 20h, Joinville e Figueirense medirão forças na Arena Joinville. Fechando o dia, Avaí e Barra FC duelarão, às 21h30min, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.
A primeira rodada será encerrada na quinta-feira (8), com o duelo entre Carlos Renaux e Concórdia, às 19h, no estádio Augusto Bauer, em Brusque.
As 12 equipes estão divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam – Grupo A contra Grupo B –, com seis jogos para cada time.
- Grupo A: Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque
- Grupo B: Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina
Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. O cruzamento será feito com confrontos dentro dos grupos: o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto o 2º encara o 3º. As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em dois jogos.
O Estadual garante três vagas na Copa do Brasil, duas no Brasileirão Série D e duas na Copa Sul-Sudeste de 2027. Já os dois eliminados de cada grupo farão um quadrangular da morte na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense, sendo que apenas o líder irá se salvar.
Além do novo formato, o torneio tem como novidade o uso do VAR próprio da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em todos os jogos e a criação da Taça Acesc 70 anos, competição paralela que será disputada a partir das eliminações das quartas de final. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.
Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.
Onde assistir
SportyNet: os canais estão disponíveis na Vivo TV, Claro TV, SKY, IT TV e Zapping. As partidas Chapecoense x Brusque, Marcílio Dias x Criciúma e Carlos Renaux x Concórdia também serão transmitidos no Youtube da SportyNet;
NSports: disponível no YouTube, TV por assinatura (Claro, Vivo e Sky) e Fast TV;
NSC TV e GE: disponível na TV por assinatura e através do site https://ge.globo.com/sc.