O Campeonato Catarinense da Série A começa nesta quarta-feira (16) com a realização de duas partidas: Brusque x Joinville e Tubarão x Hercílio Luz. Nesta quinta-feira (17), outros três jogos completam a primeira rodada: Criciúma x Figueirense, Avaí x Metropolitano e Chapecoense x Marcílio Dias.

A principal competição do futebol estadual será disputada por 10 equipes, em sistema de pontos corridos e jogos de ida e volta na primeira fase. Ao final das 18 rodadas, os quatro melhores colocados avançam para a semifinal, e os vencedores passam para a final, que será realizada em jogo único, no dia 21 de abril.

Ao contrário da maioria dos estados brasileiros, em SC há um predomínio dos times do interior sobre as equipes da Capital. Ao longo da história, os times de Florianópolis conquistaram o título em 37 edições, contra 58 dos representantes das demais cidades.

Mesmo assim, o Figueirense é o clube com maior números de títulos (18), seguido pelo Avaí (16). Joinville (12), Criciúma (10) e Chapecoense (6) vêm a seguir.

 

OS JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA

Brusque x Joinville, estádio Augusto Bauer, 19h

O jogo que abre o Catarinense 2019 reúne o Brusque, campeão da Copa SC do ano passado, e o Joinville, sempre favorito ao título mas que busca a reconstrução após a queda para a Série D do Brasileiro. O Brusque terá a estreia do técnico Paulo Baier, campeão da terceira divisão de SC em 2018 com o Próspera. Em campo, o experiente goleiro Zé Carlos (ex-Criciúma e Avaí) e eficiente atacante Hélio Paraíba. No JEC, outra estreia: Zé Teodoro será o treinador para este início de temporada. Em campo, destaque para o atacante Rafael Grampola.

Tubarão x Hercílio Luz, estádio Domingos Gonzales, 21h

O duelo de Tubarão agitou a cidade durante a semana. Com receio de confrontos de torcedores, o Ministério Público Estadual chegou a cogitar pedir a presença de torcida única, mas ao final ficou decidido pela presença de adeptos dos dois clubes. Terceiro colocado do Estadual de 2018, o Tubarão aposta no técnico Silas (ex-Avaí) e no experiente atacante Edno. Já o rival Hercílio Luz, que vem da Série N estadual, terá no experiente atacante Lima como sua maior referência.

 

CONFIRA A PRIMEIRA RODADA

Quarta-feira (16)

19h - Brusque X Joinville – FC Play

21h - Tubarão X Hercílio Luz – FC Play

Quinta-feira (17)

19h - Criciúma X Figueirense – FC Play

21h - Avaí X Metropolitano – FC Play

21h - Chapecoense X Marcílio Dias – Globo Esporte

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?