Um dos grandes nomes da seleção brasileira campeã olímpica de vôlei de 1992, em Barcelona-ESP, Tande utilizou as redes sociais para informar que sofreu um infarto na última sexta-feira (12), no Rio de Janeiro.
O ex-jogador de 54 anos revelou que uma de suas artérias do coração chegou a estar com 98% de entupimento e outras duas, com 78% e 73%.
“Tudo bem, pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Eu, sexta-feira agora, acabei infartando, acreditam? 54 anos, atleta, comida um pouco errada, fazia exercícios… Mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde, estava há uns quatro anos sem me cuidar. Eu tive 98% de entupimento de uma veia (artéria) principal do coração e mais duas com 78% e 73%”, disse.
“Fiquem atentos aos sinais. Ele meu deu, volta e meia, vários sinais: falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula e dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance e eu tô voltando. Semana que vem eu tô voltando direto. Fiquem com Deus”, completou.
Tande ainda está hospitalizado e sob observação dos médicos, mas afirmou que está bem e que voltará às atividades normais na próxima semana.
Além da medalha de ouro olímpica, o ex-ponteiro foi campeão da Liga Mundial de Vôlei em 1993 e jogou vôlei de praia. Já aposentado, virou comentarista e apresentador de programas esportivos da Globo.