Brusque perde três pontos na Série B por caso de racismo contra jogador do Londrina

Celsinho, do Londrina, denunciou o autor do ato racista | Foto: Beno Küster Nunes/AGIF

Por: Lucas Pavin

24/09/2021 - 18:09 - Atualizada em: 24/09/2021 - 18:46

Em audiência virtual nesta sexta-feira (24), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou a punição ao Brusque sobre o caso de injúria racial contra o meia Celsinho, do Londrina.

O Quadricolor perdeu três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro, além de multa de R$ 60 mil.

Antes com 29 pontos, o time catarinense agora tem 26 e cai para 16ª colocação, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

Júlio Antônio Petermann, presidente do Conselho Deliberativo, foi suspenso por 360 dias e multado em R$ 30 mil pelo “ato discriminatório”.

O conselheiro foi acusado de chamar o jogador de “macaco” durante o jogo entre as equipes, no dia 28 de agosto, pela 21ª rodada, no estádio Augusto Bauer.

Inclusive, o time paranaense divulgou o vídeo em que é possível ouvir o grito. A postagem se deu como resposta a nota da equipe catarinense no dia seguinte a denúncia, afirmando que o jogador fez “falsa imputação de crime” e que ele estava sendo “oportunista”.

O Quadricolor, que pediu desculpas dois dias depois em outro comunicado, e adotou duas medidas: afastou o dirigente e instalou câmeras para captar o áudio das arquibancadas.