Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Brasileiro é pego no doping por Olímpiada do Rio 2016 após dez anos

Judoca Rafael Buzacarini apareceu em lista da Agência Internacional de Testes | Foto: Júlio César Guimarães/COB/Divulgação

Por: Lucas Pavin

22/01/2026 - 17:01 - Atualizada em: 22/01/2026 - 17:11

Depois de uma reanálise de amostras durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, a Agência Internacional de Testes (ITA) divulgou nesta quinta-feira (22) mais nomes que caíram no doping, sendo que um deles é o brasileiro Rafael Buzacarini.

O judoca ficou em nono lugar na categoria até 100kg e a reanálise do apresentou resultado positivo para o metabólito de deidroclorometiltestosterona.

De acordo com a agência, os casos foram “baseados na presença de esteroides anabolizantes nas amostras dos atletas”, substância proibida justamente naquele ano pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“A maioria desses resultados positivos de reanálise deve-se principalmente a avanços tecnológicos, incluindo o desenvolvimento de novos métodos de detecção e melhorias na sensibilidade analítica para a detecção de novos metabólitos de esteroides, que não estavam disponíveis na época da análise inicial”, publicou a ITA.

Os atletas foram notificados e podem pedir uma nova análise. Enquanto isso, serão suspensos provisoriamente por suas respectivas federações internacionais até a conclusão do caso.

Veja os atletas notificados:

  • Rafael Buzacarini (Brasil) – judô
  • Soslan Daurov (Belarus) – luta greco-romana
  • Esraa Ahmed (Egito) – halterofilismo
  • Ahmed Saad – (Egito) – halterofilismo
  • Aurimas Didzbalis (Lituânia) – halterofilismo
  • Ivan Efremov (Uzbequistão) – halterofilismo
  • Ivet Lalova-Collio (Bulgária) – atletismo

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.