Em 2023 teremos com certeza um Campeonato Brasileiro muito disputado. Além de historicamente ser um campeonato equilibrado, teremos seis clubes que se tornaram Sociedade Anônima do Futebol (SAF): Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Bahia e Red Bull Bragantino, além do Cuiabá com um modelo de gestão um pouco diferente dos anteriores.
Na verdade, o que conta é que esses clubes geridos de maneira profissional e em condições de investir mais poderão causar muitas surpresas no Brasileirão de 2023. Por isso, ao fazer as apostas betsbola online os apostadores precisam ficar atentos na dificuldade que cada jogo vai trazer, inclusive para os times de maior orçamento.
É claro que essa mudança para SAF ainda é muito recente e nenhum desses clubes terá condições no momento de realizar investimentos vultosos em suas equipes, mas sua competitividade já será maior do que nos últimos anos.
O Vasco é um bom exemplo: com seguidos rebaixamentos na última década e meia, o tradicional clube carioca não voltará às glórias passadas de repente, mas o ano de 2023 será um ano de reconstrução e de sinais positivos.
Mesmo os mais otimistas sabem perfeitamente que a disputa deverá ocorrer entre os 3 clubes com times mais fortes como o Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro, entretanto surpresas poderão ocorrer e isso não seria novidade alguma.
São 20 clubes na disputa do Campeonato Brasileiro que se inicia em 16 de abril e se encerrará depois de 38 rodadas em 3 de dezembro.
Os vinte participantes são:
Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Athletico, Coritiba, Bahia, Fortaleza, Cuiabá e Goiás.
Neste ano teremos algumas alterações feitas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), dentre elas um desejo dos clubes há muitos anos: teremos paralisações durante as datas FIFA, que ocorrerão em cinco oportunidades.
Nessas datas os times que porventura tenham jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período da data FIFA e as partidas a serem disputadas.
Também será liberada a participação de até 7 jogadores estrangeiros por equipe, portanto 2 a mais do que ocorria até o ano passado.
O VAR também sofrerá alteração em relação ao sistema das linhas de impedimento. Quando as linhas que definem a posição dos jogadores se sobreporem, uma linha azul será visualizada e o atacante será considerado em posição legal.
Os favoritos à taça
Palmeiras
O Palmeiras não poderia deixar de estar em primeiro lugar em nossa lista de favoritos, já que é o atual campeão e irá defender seu título.
Com um time acostumado a vencer e muito bem entrosado sob a direção do técnico português Abel Ferreira, o alviverde chega sempre como um favorito em qualquer competição que participe. Este ano já derrotou o Flamengo e ficou com a taça da Supercopa.
Flamengo
O Flamengo é outra equipe que estará com toda certeza brigando pelo título brasileiro, apesar de não estar apresentando um bom futebol neste início de temporada.
A derrota mais doída ocorreu no Mundial de Clubes quando foi desclassificado ainda nas semifinais para o clube egípcio do Al-Ahly e perdeu a oportunidade de disputar uma final contra a poderosa equipe do Real Madrid.
Sob o comando de seu novo técnico o português Vítor Pereira, o Flamengo perdeu três decisões e a torcida começou a pressionar o técnico e a diretoria.
Mas não devemos nos esquecer do elenco estrelado do Rubro-negro carioca, a fase ruim pode passar e a equipe voltar a demonstrar em campo todo o seu potencial.
Atlético-MG
O Atlético Mineiro manteve seu elenco para 2023, inclusive o artilheiro Hulk, e além disso trouxe reforços. Alguns desses atletas recém-chegados darão uma nova cara ao elenco como a contratação do atacante Paulinho de 22 anos que veio do Bayer Leverkusen da Alemanha, o experiente meio-campista Edenilson de 33 anos que veio do Internacional e o zagueiro Bruno Fuchs de 23 anos que veio emprestado do CSKA Moscou da Rússia.
Grêmio e Athletico
Um dos clubes que poderá surpreender é o Grêmio, que sobe para a elite do futebol nacional depois de ficar em segundo lugar no Campeonato Brasileiro da Série B.
Sabendo das dificuldades que espera encontrar na Série A, a Diretoria do clube gaúcho apesar das dificuldades financeiras se esforçou para trazer reforços de peso como o goleador Luisito Suárez, de 35 anos, que teve passagens brilhantes no Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid, o meia Franco Cristaldo do Club Atlético Huracán, o meia Felipe Carballo um dos craques do Nacional do Uruguai além de Reinaldo ex-lateral do São Paulo dentre outros.
Já o Athletico garantiu seu lugar entre os grandes com resultados excelentes nos últimos anos, com conquistas da Copa do Brasil, dois troféus da Sul-Americana e uma final da Libertadores em 2022.