O Campeonato Brasileiro 2024 chegou ao fim neste domingo (8) e consagrou o Botafogo como grande campeão. O clube carioca entrou em campo precisando apenas de um empate, mas confirmou o título após 29 anos de jejum com uma vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, no estádio Nilton Santos.
- SC não terá representantes na Série A do Brasileirão 2025 após queda do Criciúma
- Cuiabá é rebaixado e apenas dois clubes nunca caíram na Série A do Brasileiro
O Fogão terminou o torneio com 79 pontos, seis a mais em relação ao concorrente direto Palmeiras, que perdeu para o Fluminense por 1 a 0, no Allianz Parque.
O Tricolor carioca, aliás, se livrou do rebaixamento junto com o Red Bull Bragantino, que goleou o Criciúma por 5 a 1, e com o Atlético-MG, que venceu o Athletico-PR por 1 a 0 e decretou a queda do time paranaense logo no ano do seu centenário.
O Furacão passou 12 anos seguidos na elite e volta à Série B, ao lado de Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá que foram os outros rebaixados.
Outra definição foi pela última vaga à Libertadores. Com triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, o Bahia ficou na oitava colocação e disputará a fase prévia da competição continental, assim como o Corinthians.
O resultado tirou o Cruzeiro da Libertadores e o colocou na Sul-Americana, junto com Vasco, Vitória, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio. Já Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo vão direto para fase de grupos da Libertadores.
Resultados da 38ª rodada do Brasileirão:
- Grêmio 0x3 Corinthians
- Atlético-MG 1×0 Athletico-PR
- Bahia 2×0 Atlético-GO
- Flamengo 2×2 Vitória
- Botafogo 2×1 São Paulo
- Palmeiras 0x1 Fluminense
- RB Bragantino 5×1 Criciúma
- Fortaleza 3×0 Internacional
- Cuiabá 1×2 Vasco
- Juventude 0x1 Cruzeiro