Blumenau encerrou sua participação nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2025 com a terceira melhor colocação geral entre 74 municípios. A delegação da cidade conquistou 14 troféus e 164 medalhas, consolidando a força do paradesporto local na competição, realizada de 16 a 21 de setembro em Lages. O título geral ficou com Joinville, seguida por Itajaí.
Do total de troféus, seis foram de campeão, dois de vice-campeão e seis de terceiro lugar. No segmento Deficiência Intelectual (DI), Blumenau se destacou com quatro títulos nas modalidades atletismo feminino, natação masculina, natação feminina e tênis de mesa masculino. Já no segmento Deficiência Física (DF), a cidade ficou em terceiro lugar, com conquistas na bocha paralímpica feminina e tênis de mesa feminino.
“Blumenau mais uma vez demonstra força e dedicação no paradesporto. Esses resultados são fruto do talento dos nossos atletas, mas também do trabalho em equipe de técnicos, famílias e profissionais que os acompanham. É um orgulho ver a cidade entre as melhores de Santa Catarina, celebrando não apenas medalhas, mas histórias de coragem e inspiração”, afirmou a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar.
As modalidades de atletismo e natação foram as mais vitoriosas, somando 156 medalhas entre elas. No atletismo, foram 90 medalhas (47 ouros, 27 pratas e 16 bronzes) e na natação, 66 (38 ouros, 18 pratas e 10 bronzes). No total, os atletas blumenauenses conquistaram 88 medalhas de ouro, 39 de prata e 37 de bronze.
A secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel, destacou o impacto do resultado. “O desempenho no Parajasc confirma a seriedade com que Blumenau investe no paradesporto. Ter alcançado 14 troféus e mais de 160 medalhas é reflexo do trabalho diário de atletas e treinadores. Seguiremos apoiando e ampliando oportunidades para que mais pessoas descubram o esporte como instrumento de inclusão”, disse.
Blumenau participou com a maior delegação de sua história, composta por mais de 300 pessoas entre atletas, comissão técnica e equipe de suporte, com apoio das secretarias de Educação, Esporte e Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto.
O Parajasc, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fesporte, tem como objetivo valorizar o potencial dos atletas com deficiência, incentivar a prática esportiva e reforçar a inclusão social por meio do esporte.
Desempenho por segmento
Deficiência Intelectual (DI)
-
1º lugar geral (71 pontos)
-
Troféus: 1º lugar em atletismo feminino, natação masculina, natação feminina e tênis de mesa masculino; 2º lugar em tênis de mesa feminino
-
Medalhas: 63 (35 ouros, 18 pratas e 10 bronzes)
Deficiência Física (DF)
-
3º lugar geral (56 pontos)
-
Troféus: 1º lugar em bocha paralímpica feminina e tênis de mesa feminino; 3º lugar em atletismo masculino, atletismo feminino, bocha paralímpica masculina, bocha andante feminina e natação feminina
-
Medalhas: 78 (41 ouros, 18 pratas e 19 bronzes)
Deficiência Auditiva (DA)
-
8º lugar geral (14 pontos)
-
Troféus: 2º lugar em natação masculina
-
Medalhas: 8 ouros
Deficiência Visual (DV)
-
11º lugar geral (11 pontos)
-
Troféus: 3º lugar em goalball masculino
-
Medalhas: 15 (4 ouros, 3 pratas e 8 bronzes)