Bicicross e Taekwondo garantem medalhas para Jaraguá do Sul no JASC

Por: Lucas Pavin

10/11/2017 - 06:11 - Atualizada em: 13/04/2018 - 17:00

Depois da expressiva conquista no tiro esportivo segunda-feira, que chegou ao 10º título de sua história nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), os últimos dias da competição para os jaraguaenses teve como principal destaque o ciclismo e o taekwondo. Após estrear no Cross Country e Maratona, somando alguns pontos com os atletas Leandro Soares Mendes e Marcelo Hochsprung, os ‘bikers’ de Jaraguá do Sul ficaram em evidência na quarta-feira (8), com duas medalhas em sua especialidade: o Bicicross.

Campeão estadual na semana passada, os jaraguaenses agora levaram o município ao pódio no JASC, que tem sua atual edição acontecendo na cidade de Lages. Foram cinco atletas na prova final, sendo que o atual técnico da equipe Guilherme Bourscheidt foi o principal nome ao se sagrar campeão, com Luis Eduardo Markiewicz garantindo a medalha de bronze. Este foi o segundo título de Bourscheidt no evento, no qual já havia levado um ouro na edição de 2013, em Blumenau. “Fico muito feliz de conquistar o ouro novamente, fechando um ano muito bom pra mim, com bons resultados nacionais e estaduais. Agora como técnico da modalidade também se torna muito gratificante, mostrando o resultado do trabalho feito por mim e pelo pessoal da Secel (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer)”, disse Borcha. Ainda participaram os atletas Felippi Gonçalves (4º colocado), Matheus Povoas (6º) e Victor Pincegher (20º).

Sem contar com atletas em três provas do ciclismo, Jaraguá fechou a modalidade em 9º lugar, com 32 pontos. O campeão foi Brusque, com 85. “A primeira participação no Cross Country foi dentro do esperado e conseguimos os pontos que tínhamos como objetivo. Já na Maratona tivemos azar, furando o pneu de um dos atletas e não conseguimos pontuar. Ano que vem pretendemos aumentar o número de atletas para participar do ciclismo de estrada, downhill e contra-relógio, e buscar uma colocação melhor no ranking geral”, finalizou Guilherme Bourscheidt.

Já o taekwondo também obteve bons resultados logo no primeiro dia de lutas do JASC. Na quinta-feira (9), a equipe subiu ao pódio em duas categorias e tornou-se o grande destaque do município no antepenúltimo dia de disputas da maior competição poliesportiva estadual. As medalhas foram conquistadas no masculino, com Gustavo Maba (foto abaixo) que ficou com o ouro na categoria Poonse, e Wayner Oliveira, bronze no -54kg.

Neste naipe, Diego dos Santos ainda pontuou ao terminar em 6º lugar no -63kg. Com isso, a equipe masculina fechou o dia na terceira colocação geral, com 19 pontos, atrás apenas do líder Itajaí, com 37, e do 2º colocado São Bento do Sul, com 27. Já no feminino, Tais Cogrossi garantiu os únicos pontos para Jaraguá ao garantir a 5ª colocação no -47kg, deixando a equipe na 8ª posição geral. O líder é Itajaí, com 24 pontos.

Wayner Oliveira levou uma medalha de bronze

Confira os resultados de outras modalidades:

Basquete masculino – Depois de somar duas vitórias em três jogos na primeira fase e ficar com a vice-liderança da Chave D, o Jaraguá Basquete encarou um desafio árduo na quinta-feira (9), pelas quartas de final contra o Joinville, que disputa a atual edição do NBB. No primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Paxá Stange travou um jogo muito equilibrado e foi para o intervalo com uma desvantagem de apenas um ponto. A intensidade foi mantida no início do segundo tempo e o time jaraguaense chegou a liderar o placar em alguns momentos. Mas os joinvilenses reagiram e passaram a dominar o placar a partir da metade do terceiro quarto, saindo de quadra com a vitória por 84 a 52. Com isso, os ‘Lobos’ se despediram da competição e agora voltam as atenções para final da Liga Norte, no qual podem se sagrar campeões no próximo domingo (12).

Natação – Assim como na quarta-feira (8), Jaraguá não teve atletas no pódio no segundo dia de provas, mas conseguiu pontos no naipe feminino, com Marília Cato de Oliveira que ficou na 7ª posição nos 100m borboleta, e no revezamento 4x200m livre que garantiu um 8º lugar com as nadadoras Anna Carolina Bartz, Maria Eduarda Silveira, Valentina Mendes e Marília Cato de Oliveira. As outras competidores foram Larissa Dromboski (18ª – 50m livre), Maria Eduarda Silveira (12ª – 100m borboleta), Valentina Mendes (11ª – 100m peito), Aline Pauli (17ª – 100m peito e 15ª – 400m livre) e Anna Carolina Bartz (12ª – 200m medley e 12ª – 400m livre).

Já no masculino, a equipe jaraguaense somou um ponto apenas no revezamento 4x200m livre, com os atletas Ian Budendorf, Henrique Pett, Luan Gabriel Marcatto e Leonardo Koche. Ainda participaram em outras provas Nicolas Archer (13º – 50m livre), Mateus Ramos da Silva (17º – 50m livre), Ian Budendorf (16º – 100m borboleta e 16º – 200m medley), Felipe Lino (17º – 100m borboleta), Henrique Pett (14º – 100m peito), Luan Gabriel Marcatto (17º – 200m medley e 14º – 400m livre), Leonardo Koche (17º – 400m livre).

Tênis de Mesa masculino – Os mesatenistas jaraguaenses encerraram sua trajetória no JASC na última quinta-feira, com os jogos da categoria Individual. Pela Chave A, Daniel perdeu para Vitor, de Chapecó (3 a 0), e Cazuo, de Concórdia (3 a 0). Já na Chave G, Ideljeferson foi superado por Aurélio, de Videira (3 a 0), André, de Itajaí (3 a 1), e João, de Joaçaba (3 a 1). 

Programação dos jaraguaenses nesta quinta-feira (9):

Natação – Provas 100m livre, 100m costas, 200m borboleta, 800m livre, 1.500m livre e 4x100m estilos (das 9h30 às 18h)

Taekwondo – Masculino até 72kg e 82kg / Feminino até 54kg, 61kg e 68kg (a partir das 8h)