Bicicross de Jaraguá do Sul busca mais um Estadual de BMX

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 01/04/2016 - 10:44

Multicampeã no território estadual e nacional, a Equipe Jaraguaense de Bicicross/FME viaja para Rio do Sul, neste fim de semana, onde inicia a caminhada para mais um título do Campeonato Catarinense de BMX. Supervisionados pelo técnico Valdir Moretti, os 33 atletas que irão compor a delegação de Jaraguá do Sul buscam manter a hegemonia no Estado, já que o município aparece de forma soberana no ranking, com 32 troféus.

Para 2016, a equipe sofreu algumas alterações em relação ao ano passado, com a saída de jovens oriundos de outras cidades e decretando uma base com ‘bikers’ somente de Jaraguá. Apesar das mudanças, Moretti se mostra confiante em alcançar o objetivo de trazer o 33º título. “Esperamos arrancar bem nessa primeira etapa para mais um título geral da equipe. Vamos com um bom número de atletas, sendo muitos deles novatos. Mesmo assim, a expectativa é boa e confio em bons resultados para nós”, disse o treinador, destacando ainda que os principais concorrentes ao primeiro lugar são Balneário Camboriú, Brusque e Palhoça. “Se não houver nenhuma surpresa, o título desta temporada deve ficar entre estas cidades”, completou.

Porém, o clima de otimismo entre os jaraguaenses também se mistura com muita preocupação. Apesar das inúmeras conquistas no currículo, a modalidade não conta com sequer um patrocínio para auxilio de custos na atual temporada. A Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME) apoia o Bicicross nesta primeira etapa do Estadual, com o pagamento de ônibus e inscrição dos atletas, mas visando as competições futuras, o momento é delicado para o esporte. “Não conseguimos um patrocinador nem para fazer o uniforme da equipe. Procuramos várias empresas, entidades, mas não estamos tendo retorno positivo. É um momento difícil, porque prejudica os jovens. Temos um trabalho social com as crianças que já dura 35 anos. Se continuar assim, muitos não terão condições de se manter e terão de parar de treinar. Há uma dificuldade muito grande nisso”, comentou Moretti. “Apesar de todos os problemas, a paixão pelo esporte nos mantém focados e vamos continuar lutando para manter o bicicross de Jaraguá entre os melhores do país”, finalizou.