Bicampeã olímpica revela que propôs mostrar a vagina para provar que é mulher

Por: Lucas Pavin

26/05/2022 - 18:05 - Atualizada em: 26/05/2022 - 18:28

Destaque do atletismo, Caster Semenya chocou o mundo do esporte com uma revelação em entrevista ao HBO’s Real Sport.

Vítima de preconceito, a bicampeã olímpica dos 800m disse que propôs mostrar a vagina aos chefes da Confederação Internacional de Atletismo (World Athletics) para poder competir quando tinha 18 anos.

“Eles pensaram que eu tinha um p**, provavelmente. Eu disse a eles: “Está tudo bem. Eu sou mulher, não me importo. Se você quiser ver que eu sou uma mulher, eu vou te mostrar minha vagina. Tudo bem?”, contou.

Hoje com 31 anos, a sul-africana foi submetida a vários testes de gênero durante a carreira que comprovaram que ela tem Hiperandrogenismo, um distúrbio caracterizado pelo excesso de andrógenos como testosterona e que afeta principalmente mulheres intersexuais, como Semenya.

Em 2011, ela passou a tomar remédios para abaixar os níveis de testosterona, conforme as regras da World Athletics.

“Isso me deixou doente, me fez ganhar peso, ataques de pânico, não sei se algum dia teria um ataque cardíaco. É como se esfaquear com uma faca todos os dias. Mas eu não tive escolha. Tinha 18 anos, queria correr, queria chegar às Olimpíadas, essa era a única opção para mim”, disse.

Caster Semenya levou as medalhas de ouro nos Jogos Olímpico de Londres 2012 e na Rio 2016. Ela tentaria o tri em Tóquio, mas ficou de fora do evento por alterações nas regras da World Athletics, já que teria que tomar medicamentos para diminuir ainda mais seus níveis de hormônios masculinos.