Na noite desta sexta-feira (1º), o Basquete Blumenau conquistou o título do Campeonato Estadual Masculino 2019, o terceiro consecutivo e o quinto nas últimas seis edições. Jogando diante de sua torcida, no ginásio do Sesc, o time do Vale do Itajaí venceu Joinville na decisão, por 73 a 62, e fez a dobradinha com a equipe feminina.

Os dois finalistas chegaram ao confronto com campanhas invictas. Após um primeiro quarto dominante da equipe da casa em que abriu 14 pontos de vantagem, Joinville se recuperou na partida, encostou no placar ao longo do segundo quarto e conseguiu a virada no início do terceiro período, chegando a colocar oito pontos a seu favor.

A equipe visitante se manteve à frente até o início do último quarto, quando Blumenau retomou a liderança. Com sua defesa prevalecendo nos minutos finais, os donos da casa conseguiram administrar a vantagem e garantir mais um título catarinense para a cidade. O maior pontuador do jogo foi Jorge Iglesias, de Blumenau, com 21 pontos.

Os prêmios de "destaque" e "cestinha" da competição ficaram com o ala-pivô Bruno Lazzaris, atleta desenvolvido na base de Blumenau. “Poder conquistar o tricampeonato, meu quinto Estadual com o clube, é mais do que gratificante. Como eu falei anteriormente, um mérito de toda a equipe em que jogamos a competição com apenas seis adultos e completando com atletas da base. Mostra que o trabalho é sempre a longo prazo”, ressaltou.

O jogo também serviu como revanche da final da Copa Brasil Sul, campeonato que foi realizado em setembro como seletiva para o Campeonato Brasileiro de 2020, que terminou com vitória da equipe joinvilense.

Quer receber as notícias no WhatsApp?