O Avaí venceu o Figueirense por 1×0 na noite desta segunda-feira (29) no estádio da Ressacada, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no primeiro clássico da história a ser disputado sem as torcidas, em função da pandemia do coronavírus.
Na tabela
Com o resultado, o time do Sul da Ilha escala a tabela e ocupa a 10ª colocação com 16 pontos – podendo perder uma posição ao final da rodada, para o Brasil de Pelotas.
Já a equipe do Estreito fica na 16ª posição com 10 pontos – podendo ser superada pelo Cruzeiro e terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Vitória faz Avaí subir na tabela | Foto Frederico Tadeu/AFC
Sem emoção
Cercado de expectativa antes de a bola rolar, o jogo sem torcedores frustrou no primeiro tempo quem conseguiu assistir pela TV; e deixou aflito que ouviu pelo rádio. As duas equipes, praticamente com as mesmas propostas – fechadas nas defesas e prontas para o contra-golpe – esbarraram nas deficiências e nos erros técnicos. O resultado sem gols não poderia ser mais justo.

Primeiro tempo não teve emoção | Foto Frederico Tadeu/AFC
Gol e confusão
No segundo tempo, o Avaí melhorou, criou mais chances de gols, enquanto o Figueirense ameaçou em alguns contra-ataques. Até que aos 38 minutos, as emoções que faltavam, apareceram.
Num lance polêmico, o Figueirense pediu falta no choque entre Pedro Castro e Sanchez. O árbitro Rafael Traci não deu nada e, no contra-ataque, Romulo chutou de fora da área, a bola bateu na trave e sobrou para Gastón Rodriguez, livre, fazer o gol.
Os jogadores do Figueirense reclamaram e na confusão o zagueiro Alemão foi expulso. O clássico que parecia sem graça, terminou com o tradicional empurra-empurra.

Zagueiro Alemão (E) foi expulso e reclamou do árbitro Rafael Traci | Foto Frederico Tadeu/AFC
Próxima rodada
As duas equipes voltam a campo já nesta sexta-feira (2). O Figueirense recebe o Oeste, no Scarpelli, às 16h30min. O Avaí vai a Maceió enfrentar o CRB, às 19h15min.
Ficha Técnica
Avaí 1 – Frigeri; Felipe (Iury), Rafael Pereira, Airton e Capa (Ramon Pereira); Ralf, Jean Martin, Pedro Castro e Renatinho (Romulo); Rildo (Getúlio) e Gastón Rodriguez. Técnico – Geninho.
Figueirense 0 – Rodolfo Castro; Lucas Carvalho, Alemão, Pereira e Sanchez; Arouca (Patrick), Matheus Neris (Evrton Santos) e Marquinho; Gabriel Lima, Keké (Gabriel Barbosa) e Diego Gonçalves (Dudu). Técnico – Elano.
Gol – Fastón Rodriguez aos 38 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos – Airton, Renato e Gastón Rodriguez (A). Alemão (F).
Cartão Vermelho – Alemão (F).
Local – Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Aniversariante do dia, o gerente de futebol Marquinhos Santos foi festejado pelos jogadores do Avaí | Foto Frederico Tadeu/AFC
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: