Avaí inova e lança moeda virtual em Florianópolis

Lançamento da moeda própria do clube foi feito na Ressacada | Foto Alceu Atherino/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/09/2018 - 07:09 - Atualizada em: 13/09/2018 - 07:48

O Avaí Futebol Clube anunciou nesta quarta-feira (12) parceria com SportyCo e Blackbridge Sports e passa a ser a primeira instituição no futebol a captar recursos financeiros em todo o mundo através do chamado ICO (Initial Coin Offerings), com a oferta inicial de lançamento de seu próprio “Token de Utilidade”.

Participaram do lançamento o presidente Francisco José Battistotti e integrantes da diretoria e conselhos do clube, representantes das empresas envolvidas, além de Felipe França, VP de Operações da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain.

Este novo Token de Utilidade, chamado Avaí FC Token, foi projetado especificamente para o clube. Porém, torcedores e fãs de todo o mundo serão capazes de fazer parte da nova jornada que o Avaí FC Token pretende estabelecer, aliando, cada vez mais, futebol com o mundo da tecnologia.

Evento contou com imprensa e convidados Foto Alceu Atherino/Divulgação

O projeto visa a tornar o Avaí o primeiro time do futebol a lançar oficialmente seu próprio token de utilidade moeda digital em todo o mundo e, assim, suprir o vazio que existe entre a nova indústria das fintechs e o esporte de base, utilizando a tecnologia blockchain.

Nos chamados ICO’s, as empresas fazem a oferta pública de suas próprias e recém-criadas criptomoedas ou de seus tokens em troca de um valor financeiro cotado e pagos utilizando Bitcoin ou, como no caso do Avaí FC Token, em Ether/Ethereum.

Desta maneira a empresa consegue levantar fundos em todo o mundo para viabilizar a execução de projetos

Esta nova forma de investimento difere-se do já famoso e amplamente utilizado crowdfunding, os quais oferecem produtos e serviços valorados moedas fiduciárias como dólar e real.

Plano de negócio

Para que um ICO seja realizado de forma séria, a empresa que busca captar recursos financeiros deve elaborar um bom plano de negócio, conhecido como White Paper, onde está presente para o público interessado a forma de execução que dá base para a tecnologia blockchain, a quantidade de tokens que serão emitidos publicamente, o plano de utilização dos recursos, o cronograma de execução do projeto e a equipe de especialistas envolvidos na sua execução.

No projeto do Avaí FC Token, serão emitidos Tokens de Utilidade, os quais funcionam da mesmo forma que um cupom de desconto ou voucher, que possui um valor inicial predefinido e que, caso todas as fases de execução descritas no White Paper sejam realizadas levando ao sucesso do projeto, pode se valorizar e ser negociado livremente por seu possuidor com outros interessados.

A SportyCo e a Blackbridge Sports vão se tornar os parceiros oficiais a prover o blockchain ao Avaí Futebol Clube, a partir da criação da infraestrutura tecnológica do blockchain vinculado ao marketing do Clube para a relação da aquisição de participantes no período de oferta coletiva da moeda (ICO).

O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, destacou que o Avaí pensa em uma base de fãs global. “Com a nossa ICO, nós estamos almejando ativamente alcançar uma base de fãs de futebol global, e estamos atentos a tudo que envolve o entorno do Avaí em Florianópolis e no Brasil”.

A venda oficial das moedas digitais do Avaí, a ICO terá início em 3 de outubro, às 12 horas e finaliza até o dia 3 de novembro às 12 horas. Será um período de 30 dias para os torcedores adquirirem o Avaí Token. Para mais informações, visite o site da OIC oficial no https://avaifc.io/ e site da empresa em http://www.avai.com.br. Para juntar-se à conversa ICO em Telegram, ir para https://t.me/sportyco_official.