O Avaí não precisa vencer nem marcar gol para ser campeão catarinense de 2021. No jogo que decide o título estadual, basta o empate em 0x0 para garantir o 18º troféu ao time de Florianópolis. A partida final acontece a partir das 16h, na Arena Condá, em Chapecó, nesta quarta-feira (26).
Por ter vencido o jogo de ida por 2×1, domingo (23), na Resssacada, o Avaí inverteu a vantagem que era da Chapecoense e agora precisa de empatar ou vencer para ser campeão. A Chape tem que ganhar o confronto, por qualquer placar.
- Vídeo: jogador se pendura em janela para escapar de incêndio em quarto de hotel
- Daniel Alves é cortado da seleção brasileira
Quebra de tabu
Se conquistar o título, o Avaí voltará a se igualar com o maior rival, o Figueirense, em números de conquistas – 18 cada um. A Chapecoense busca a oitava taça catarinense.
O Avaí tem outro tabu a ser batido. O time de Florianópolis nunca foi campeão estadual longe da Capital. Todos os seus 17 título foram conquistados em casa.
Na história
De acordo com o pesquisador Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Chapecoense se enfrentaram 161 vezes na história. O retrospecto aponta 56 vitórias do Leão, 45 empates e 60 vitórias do time de Chapecó. O Avaí fez 193 gols e sofreu 182.
O primeiro jogo
A primeira partida entre Avaí e Chapecoense ocorreu no saudoso Estádio Adolfo Konder em um jogo pelo Campeonato Catarinense, no dia 27 de novembro de 1974. Empate em 1 a 1, com Toninho marcando para o Leão, e Xaxim para a Chapecoense.
Maiores campeões do Estado
- Figueirense – 18
- Avaí – 17
- Joinville – 12
- Criciúma – 10
- Chapecoense – 7
- América – 5
- Metropol – 5
- Caxias – 3
- Carlos Renaux – 2
- Olímpico – 2
- Brusque – 1
- Hercílio Luz – 2
- Marcílio Dias – 1
- Ferroviário – 1
- Internacional – 1
- Paula Ramos – 1
- Externato – 1
- Lauro Muller – 1
- Atlético Catarinense – 1
- CIP – 1
- Ypiranga – 1
- Operário – 1
- Perdigão – 1
Prováveis equipes
Chapecoense – Keiller; Matheus Ribeiro, Laércio, Derlan e Busanello; Léo Gomes (Alan Santos) e Anderson Leite; Mike, Fabinho, Anselmo Ramon e Perotti. Técnico – Mozart.
Avaí – Glédson; Edilson, Alemão, Betão e Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço, Giovanni e Valdívia (Vinícius Leite); Getúlio e Júnior Dutra. Técnico- Claudinei Oliveira.
Arbitragem – Ramon Abatti Abel auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Eder Alexandre; Gustavo Ervino Bauermann será o quarto árbitro.
Local – Arena Condá, em Chapecó.
Horário – 16h.