Ninguém melhor do que o Jaraguá Futsal para saber o valor que pode ter um Campeonato Catarinense. No ano passado, o torneio foi a salvação do clube ao final de uma temporada que vinha sendo decepcionante até então, sobretudo, pela forma como foi conquistado, com duas goleadas sobre o maior rival Joinville na decisão.

Agora, o objetivo é o bicampeonato consecutivo e o 11º de sua história. E a luta começa nesta terça-feira (5), às 19h30, na Arena Jaraguá, contra o Blumenau, em duelo que terá transmissão pelo Youtube da Federação Catarinense de Futsal.

Para o jogo de estreia na competição, o técnico Xande já antecipou que vai rodar o elenco e dar oportunidade principalmente aos mais jovens.

Até porque o treinador tem muitos problemas para a partida. Pelas expulsões na final da última edição, os fixos Leco e Pirulito cumprem suspensão.

O pivô Eka segue entregue ao departamento médico e o goleiro Tiago também deve ser baixa por lesão. Já o ala William Mineiro pode ser poupado por ter se recuperado de uma contusão recentemente.

“Jaraguá foi brilhante na final da temporada passada e conquistou um título (do Catarinense) expressivo. Esse início de Estadual é muito importante para nós pra construção de alguns atletas que estão tendo menos oportunidades, principalmente do Sub-20”, disse Xande.

O confronto de logo mais ainda marca o reencontro do técnico com o Blumenau, time em que iniciou um projeto adulto em 2017 e permaneceu até o fim de 2021, antes de acertar o retorno ao Jaraguá.

“Foi um case de sucesso e vejo muito da organização de gestão do Blumenau como um exemplo que vou seguir pra vida toda. Vou ter uma gratidão eterna por eles até por me ajudarem em momentos pessoais difíceis que passei na vida. Agora, tenho essa oportunidade no Jaraguá, onde tenho uma história que faz parte de mim”, destacou.

Jogo com portões fechados

O torcedor do Aurinegro terá que esperar um pouco para ver a equipe in loco no Estadual. O clube foi punido com a perda de um mando de quadra, devido ao arremesso de líquidos na arbitragem e uso de sinalizadores por parte de alguns torcedores durante o jogo de ida da final do ano passado, contra o JEC.

O Jaraguá tentou reverter a decisão no Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), mas a punição foi mantida.

A diretoria ainda tinha possibilidade de recorrer no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas preferiu acatar a decisão do TJD-SC.

Com isso, o jogo contra o Blumenau será realizado com portões fechados. Além da perda de mando, o time jaraguaense levou uma multa de R$ 1 mil.

Formato de disputa

O Campeonato Catarinense 2022 conta com a participação de 10 equipes: Jaraguá, Blumenau, Joinville, Tubarão, Joaçaba, São Lourenço, APAFF-Florianópolis, São Francisco, Curitibanos e Concórdia.

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno e returno, sendo que os oito melhores colocados avançam às quartas de final, que serão em jogo de ida e volta, assim como a semifinal e final.

Tabela de jogos

fase

05/04/22 – Jaraguá × Blumenau
19h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

08/04/22 – Joaçaba × Jaraguá Futsal
20h, no Ginásio da Unoesc, em Joaçaba (SC)