Atletismo de Jaraguá se destaca no Parajasc

Por: Lucas Pavin

06/12/2017 - 06:12 - Atualizada em: 07/12/2017 - 08:45

O 13º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) vai chegando a sua reta final. Iniciado no último sábado, dia 2 de dezembro, a principal competição do paradesporto estadual acontece na cidade de Criciúma e tem seu encerramento oficial, nesta quinta-feira (7). Das 12 modalidades em disputa, o ‘Time Jaraguá’ compete em seis delas, sendo que uma já desponta como grande destaque do município: o atletismo.

Com as últimas provas finalizadas na tarde de terça-feira (5), a delegação jaraguaense se despediu do evento com um total de 30 medalhas, sendo 10 de ouro, 12 de prata e 8 de bronze, conquistadas nos segmentos DI (deficientes intelectuais) e DF (deficientes físicos).  Os resultados mais expressivos vieram no DI. Na categoria feminina, Ana Maria Hencke e Andréia Pacheco levaram uma prata cada nos 400m e salto em altura, respectivamente. Já o masculino deu show e garantiu o troféu de campeão geral da categoria com uma boa vantagem para o segundo colocado.

Com 84 pontos, a equipe de Jaraguá ficou à frente de Presidente Getúlio, que somou 65, e Concórdia, que fechou o pódio com 31. O desempenho destacado se deve as surpreendentes 15 subidas ao pódio, com alguns nomes se sobressaindo e chegando a faturar três medalhas cada. Foi o caso de Felipe Santos (ouro no salto em distância, e prata nos 100m e 200m), Gabriel Rambo (ouro nos 1500m e 800m, e prata nos 400m), e Jonathan Franco (prata nos 1500m e 800m, e bronze nos 400m). Além deles, medalharam Jean Carlos Correia (ouro no arremesso de peso e prata no lançamento do disco), Vanildo Junior (prata no arremesso de peso), Daniel Braun (bronze no salto em altura) e Maicon Meurer (ouro no arremesso de peso, bronze no lançamento de dardo e disco).

Já no segmento DF, o município não trouxe troféu na bagagem, mas nem por isso, deixou de se destacar em algumas provas. O maior exemplo foi de Marielle Carvalho, que garantiu nada mais, nada menos, que três ouros (arremesso de peso, lançamento do disco e dardo), sendo a única representante do município a colocar medalha no peito. Por outro lado, no masculino, quatro paratletas jaraguaenses chegaram ao pódio: André Engel (ouro no salto em distância), Lucas Souza Rosa (ouro nos 1500m e prata nos 800m), Luís Henrique Tomaselli (prata no lançamento do disco e arremesso de peso, e bronze no lançamento do dardo), e Carlos Hospedach (bronze nos 100m, 200m e 400m).

“Realmente são resultados surpreendentes e a determinação de cada um que veio é exemplar. Isso se deve ao ótimo trabalho da Apae, técnicos, orientadores, psicólogos e toda uma equipe que está por trás ajudando. O Ricardo Pimentel (técnico do paradesporto) também iniciou um trabalho neste ano e já deu resultados. Então a avaliação é muito positiva, pois mesmo com uma equipe não tão grande, praticamente 90% dos atletas conseguiram medalhas, o que é muito importante para eles”, disse Augustinho Ferrari, coordenador geral da delegação. Com o fechamento do atletismo, o ‘Time Jaraguá’ agora busca novas medalhas nas modalidades de bocha, bocha paralímpica, futsal, natação e tênis de mesa.