A Seleção Brasileira de Handebol Feminino conquistou, na noite de sexta-feira (16), em Assunção, no Paraguai, o título de campeã do Campeonato Sul-Centro Americano Sub-20, com vitória por 20 a 18 sobre a Argentina. A campanha vitoriosa contou com a participação de três atletas da equipe de handebol da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e da auxiliar-técnica Camila Souza, que atuou como supervisora da Seleção na competição.
As armadoras Samanta Oliveira e Cibely Moreira, ao lado da goleira Melysse Araújo, tiveram papel decisivo na campanha da Seleção, que venceu os cinco jogos disputados. Na fase classificatória, o Brasil superou Guatemala, Paraguai e Chile, avançou à decisão após vitória sobre o Uruguai na semifinal por 25 a 17 e confirmou o título na final diante da Argentina, com triunfo por 20 a 18. Samanta Oliveira foi a artilheira da Seleção Brasileira, com 24 gols marcados.
“O título foi muito importante pra mantermos a hegemonia no continente, pois somos potência na América na modalidade. Estamos preparando essa geração do Sub-20 pra termos futuras atletas compondo a Seleção principal em breve. Estrear na Seleção Brasileira como supervisora foi uma tarefa de muita responsabilidade, estou feliz e satisfeita com a entrega que tivemos, resultando a vaga para o mundial e o título. Em breve vamos nos reunir para uma nova fase de treinamento, já visando o mundial, que será em junho”, destacou a auxiliar-técnica, Camila Souza.
Para a presidente da FME de Criciúma, Robinalva Ferreira, o título valoriza ainda mais o trabalho desenvolvido pela equipe de handebol feminino do município. “Quanto orgulho temos da Camila e das atletas Samanta, Cibely e Melysse, que já no primeiro mês do ano conquistaram um título internacional com a participação de Criciúma. Isso é fruto de um trabalho sério e com resultados importantes que nos últimos anos temos conquistado também com a liderança do técnico da nossa equipe, Lucas Custódio”, destacou Robinalva.