Atleta jaraguaense revela projetos para o futuro e relembra experiências que viveu na Itália

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/05/2017 - 11:05 - Atualizada em: 11/05/2017 - 11:48

Por Lucas Pavin | Foto: Eduardo Montecino

Quando o assunto é voleibol, o Brasil é conhecido mundialmente por suas inúmeras conquistas com a seleção e por ser referência na formação de novos talentos. Mas com poucos clubes e a falta de estrutura na liga nacional, muitos jogadores tem alguns centros da Europa ou Estados Unidos como objeto de desejo para seguir carreira. E um jaraguaense trilhou este caminho e realizou o sonho de jogar na Itália, que serve de referência por sua organização no campeonato local.

Cria do Projeto Evoluir, Marcelo Hister viveu sua primeira temporada europeia ao vestir a camisa do Sigma Aversa, que ficou entre os dez melhores colocados da Série A2. Uma experiência, que segundo ele, foi marcante em sua trajetória dentro do esporte. “Fizemos uma grande campanha. Nosso time era cotado para ser rebaixado e houve um bom entrosamento da equipe que acabou ficando entre os dez mais bem posicionados. Então fiquei muito feliz em ter a oportunidade de jogar na Itália e logo de cara com uma excelente campanha. Jamais vou esquecer deste momento”, disse o ponteiro.

Hister aproveitou as férias para visitar os meninos do Projeto Evoluir (Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!)

Chegar a um dos principais centros mundiais não foi fácil e exigiu muito esforço. Incentivado pelo irmão mais velho Dionei Hister que já praticava o voleibol, Marcelo deu suas primeiras cortadas aos 13 anos de idade, no polo da Escola Max Schubert, com a professora Cornelia Caglioni. Após um período dividindo suas atividades com o futsal, handebol e basquete, ele resolveu se dedicar exclusivamente ao vôlei. E aquilo que era tido como um hobby no início, virou uma paixão. Destaque nos treinamentos do colégio, inclusive entre os atletas de maior idade, Hister foi chamado para integrar as equipes de base de Jaraguá do Sul, em 2005.

Depois de cinco anos jogando pelo município, inclusive fazendo parte do primeiro elenco campeão da história dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em 2010, o jaraguaense recebeu a primeira oportunidade profissional no Londrina (PR), que disputava a Superliga Nacional. Posteriormente, ele passou pelo Santo André (SP) e Juiz de Fora (MG), antes da ida para Itália.

Com uma trajetória que começa a dar seus primeiros passos fora do país, Marcelo Hister não esquece das raízes criadas em Jaraguá do Sul e enaltece o trabalho desenvolvido na cidade. “Foi muito importante a base feita em Jaraguá. Comecei treinando com o Benhur (idealizador do Projeto Evoluir) e depois com o Kadylac (atual técnico das equipes masculinas de base), e os dois não são só formadores de atletas, mas também são formadores de pessoas do bem. O que eu aprendi em Jaraguá vou levar para toda minha vida e o ensinamento que eles passam é essencial para um atleta que está iniciando no esporte. Então só tenho que agradecer o projeto e a todos que me apoiaram desde o começo”, destacou.

Futuro

Com o fim da temporada na Itália, o atleta de 25 anos curte as férias com amigos e familiares em Jaraguá do Sul. Ainda sem renovar seu contrato com o Sigma Aversa, Hister tem seu futuro indefinido, mas ressaltou o desejo de permanecer no país europeu. “A minha expectativa é boa por ter feito um ótimo campeonato. Agora estou esperando, porque na Itália se trocam bastante jogadores e as transações iniciaram há pouco tempo. Não apareceu nada de fora da Itália, mas eu quero muito permanecer por lá”, afirmou.

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Ainda em relação ao seu futuro, Marcelo foi enfático ao dizer que não pensa em seleção brasileira e deixou um conselho a todos os meninos que carregam um sonho ao iniciar no vôlei. “Penso em continuar jogando da melhor forma possível e construir uma carreira produtiva. Seleção para mim não é uma obsessão, só quero ser o melhor possível”, declarou. “Quem tem um sonho busque e se esforce ao máximo para alcançar, independente das dificuldades. Quando comecei a jogar por Jaraguá era um dos piores da equipe e pensei em desistir várias vezes, mas tinha um sonho e consegui chegar na Itália. Então meu conselho é nunca desistir dos seus sonhos”, finalizou.

Técnicos

Entre familiares e amigos, duas pessoas diretamente envolvidas na evolução de Marcelo Hister como atleta, se orgulham pelo rumo tomado na carreira do jaraguaense. Um deles é o idealizador e coordenador do Projeto Evoluir, Benhur Rosado Sperotto. Primeiro técnico de Marcelo nas categorias de base de Jaraguá do Sul, Benhur destacou a dedicação do ponteiro para realizar o sonho de jogar na Itália. “O sucesso depende muito da pessoa e o Marcelo aproveitou sua oportunidade. Ele vinha do Max Schubert para Marisol de bicicleta e sempre vimos o esforço dele para conquistar este espaço. É um orgulho muito grande para nós ver um atleta alcançando seus objetivos e ver que ele teve um bom aprendizado no projeto”, disse.

Marcelo Hister (C), ao lado de Luiz Carlos 'Kadylac' (E) e Benhur Sperotto (D) - (Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!)

Já o atual treinador das equipes masculina de base de Jaraguá e comandante de Marcelo por cinco temporadas, Luiz Carlos ‘Kadylac’ ressaltou a qualidade do jogador desde o seu primeiro treino, após passar pelo período de iniciação com Benhur. “Nosso principal objetivo é oportunizar uma vivência no voleibol a estes garotos e sabemos que em algum momento jovens potenciais podem ganhar destaque nacional e internacional, como foi com o Marcelo. Ele sempre foi um garoto que se destacou nas minhas equipes e ficamos muito contentes por ver onde ele chegou”, afirmou.