Atleta é desclassificado por causa da jaqueta e perde vaga na Olimpíada

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

03/06/2021 - 12:06 - Atualizada em: 03/06/2021 - 12:29

No último domingo (29), o altera húngaro de tiro esportivo, Zalán Pekler fez a última tentativa de classificação para a Olimpíada de Tóquio. Ele foi muito bem nas eliminatórios e conseguiu chegar à final, mas foi desclassificado pela espessura da jaqueta que vestia.

As eliminatórias da etapa do campeonato Europeu de tiro esportivo aconteceram na cidade de Osijek, na Croácia. Pekler fez a quarta melhor pontuação na classificatória e foi para a final com mais sete atletas. Dos oito finalistas, seis já tinham lugar na Olimpíada, então a vaga em Tóquio estava entre Pekler e o lituano Karolis Girulis.

Apesar de favorito, com a quarta melhor pontuação na fase anterior, uma irregularidade na jaqueta eliminou o húngaro.

Antes da final, todos os participantes passaram por uma inspeção, que é de praxe nas competições de tiro esportivo, onde foi verificada a vestimenta de cada um. Como a roupa serve para absorver movimentos mínimos do corpo e, assim, facilitar o tiro, precisa ter no máximo 2,5 mm de espessura.

A Confederação Europeia de Tiro desclassificou Zalán Pekler, alegando irregularidade neste item, mas não informou a espessura da roupa que o atleta usava na competição. O lituano Girulis herdou a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Como era uma jaqueta relativamente nova, eu verifiquei duas vezes na sexta-feira e tudo parecia normal. É terrível que seja assim que minha competição acabe”, lamentou Pekler ao jornal húngaro Blikk.

Companheiro de equipe já foi sabotado

Além da desclassificação de Pekler, o time húngaro vive um momento delicado após um escândalo estourado neste mês. Ao que tudo indica, um dos integrantes foi vítima de uma sabotagem feita por um companheiro de equipe. Péter Sidi foi acusado de colocar substâncias proibidas no quarto de István Péni, que acabou testando positivo no exame de doping.

Sidi foi filmado entrando no cômodo, mas nega ter sabotado o companheiro. Em seu depoimento, ele alegou ter sido enganado por Péni, que teria bolado um estratagema para fazê-lo entrar no quarto vazio, propositalmente. Durante a investigação descobriu-se que apenas uma caixa de vitaminas usadas por Péni continha furosemida, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

Péni caiu no doping em março, mas foi julgado inocente e vítima de sabotagem, por isso já voltou a competir. Ele foi campeão europeu na categoria carabina de ar 10m na semana passada.

Os dois atletas já não tinham uma relação muito boa desde a Copa do Mundo de Tiro, sediada pela Índia em março de 2020. Na ocasião, a seleção húngara desistiu da final porque István Péni e Zalán Pekler se recusaram a competir com Péter Sidi, alegando que o companheiro fazia uso irregular do bipé para apoiar a arma. Os inspetores técnicos da Federação Internacional, porém, entenderam que o equipamento não era ilegal.