O para-atletismo de Blumenau estará representado nos Jogos ParaPan-Americanos de Jovens Chile 2025 pelo atleta Luís Fernando da Silva, de 18 anos. O jovem recebeu a convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a equipe nacional, que competirá em Santiago, entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro.
Luís treina há sete anos com a equipe do Programa de Paradesporto do município, uma iniciativa da Prefeitura de Blumenau por meio das secretarias de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Educação (Semed).
Em 2025, o atleta conquistou o título de campeão brasileiro dos 100 metros rasos no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Jovens de Atletismo, na categoria sub-20 masculino, classe T38 — destinada a atletas com paralisia cerebral que competem em pé.
Luís também garantiu duas medalhas de prata na 2ª fase nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, nas provas de 100 metros rasos e salto em distância, ambas na mesma classe.
Para a secretária da Seidep, Bruna Daniel, a convocação é um reconhecimento à dedicação do atleta e das equipes técnicas. “Estamos muito orgulhosos dos resultados do Luís Fernando e torcendo por ele e por toda a equipe brasileira. Essa é mais uma conquista que demonstra como o trabalho desenvolvido pelo Programa de Paradesporto de Blumenau transcende barreiras, inclusive geográficas, e reflete o impacto positivo das políticas públicas de inclusão no esporte”, avalia.