Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Atleta de Florianópolis é convocada para Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

Beatriz Linhares da Silva é a sétima ginasta da Adiee/UDESC/FME convocada para a Seleção Brasileira | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/01/2019 - 12:01 - Atualizada em: 01/01/2019 - 12:42

Beatriz Linhares da Silva é a sétima ginasta da Adiee/UDESC/FME convocada para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Natural de Florianópolis a “manezinha” de 15 anos de idade treina desde os 9 anos, já demonstrando grande esforço e dedicação no esporte, em apenas um ano já conquistou títulos regionais para sua categoria – Pré-infantil, 10 anos.

Na categoria Infantil, começou a destacar-se em Santa Catarina estando entre as melhores ginastas do Estado, o que demonstra seu talento e dedicação.

“É sem dúvida uma menina muito talentosa. Nosso trabalho é identificar e lapidar esse talento. Para chegar a esse resultado a rotina de treinos dessas meninas é bastante exaustiva, são mais de 30 horas de treino por semana”, revela Maria helena, técnica da equipe de Ginástica Rítmica da capital.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Beatriz tem sido observada pela comissão técnica da seleção brasileira há algum tempo. Como ano que vem ela sobe para a categoria adulto, (que é a categoria da seleção brasileira permanente), ela foi convidada junto com outras meninas a fazer um estágio na seleção. Durante este estágio foram selecionadas 10 meninas para comporem a seleção brasileira de conjuntos para os anos de 2019 e 2020, quando acontece o Pan-Americano e a Olimpíada.

Todo esse trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar instalada no Instituto Estadual de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Municipal de Esporte.

Ginástica Rítmica

A GR é uma modalidade olímpica e um esporte de competições exclusivamente femininas que tem como base a competição individual e por conjunto. O conjunto é composto por 5 ginastas e tanto a competição individual, quanto a de conjunto, apresentam um critério de pontuação baseado em dois quesitos: dificuldade (valor técnico) e execução. Fazem parte dos elementos corporais obrigatórios: os saltos, equilíbrios e as rotações, que devem ser associados aos manejos dos aparelhos manuais em uma estreita harmonia com a música.

Este esporte tem como característica o manejo de aparelhos durante a execução de suas séries, segundo a Confederação Brasileira de Ginástica, são cinco os aparelhos utilizados: Corda, Arco, Fita, Maça e Bola (a partir do ano de 2011, na categoria adulto, o aparelho corda não é mais utilizado).

Manutenção do legado

Sete ginastas de Florianópolis já foram convocadas para a Seleção Brasileira. Nossa ginasta que permaneceu por mais tempo na seleção foi a Luísa Matsuo, que foi bicampeã Pan-Americana e participou das Olimpíadas de Pequim na China.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.