Arena Jaraguá sedia Estadual de Taekwondo com quase 600 atletas

Foto: Divulgação/Arquivo Secel

Por: Lucas Pavin

02/06/2023 - 07:06 - Atualizada em: 02/06/2023 - 08:13

Após dois anos, Jaraguá do Sul volta a ser sede do maior evento de taekwondo de Santa Catarina. De sexta-feira (2) até domingo (4), 580 atletas de todas as partes do Estado marcam presença no Campeonato Catarinense, na Arena Jaraguá.

As disputas vão desde a categoria Mirim (6 anos) até a Master (acima de 60 anos), da faixa branca à preta. A cidade-sede será representada por duas equipes: a IMA, dos Mestres Allan e Alessandra Trevisan, composta por 55 integrantes, e a Associação Jaraguaense, do Mestre Helton Berthi, com 22 inscritos.

A competição serve para o ranking catarinense, pelo qual os dois primeiros vão ao Campeonato Brasileiro de Faixa Preta no mês de agosto, em Fortaleza. Já os dois primeiros desta edição do Estadual se classificam para o Brasileiro de Faixa Colorida, em data e local a definir.

A entrada é gratuita para todos os dias do evento, que inicia nesta sexta com a pesagem dos faixas pretas, das 16h30 às 18h30, seguido pelo congresso técnico, às 19h. No sábado (3), ocorrem as lutas da categoria faixa preta, começando às 8h e com previsão de término às 18h, mesmos horários do domingo, destinado para as faixas coloridas.

Segundo os técnicos das duas equipes jaraguaenses, o Campeonato Catarinense é um dos melhores do Brasil e chega para fomentar ainda mais a modalidade no município.

“Santa Catarina está entre os três maiores do taekwondo no país, então o Catarinense tem um nível muito alto. Isso possibilita nossos alunos que vem do fomento, das escolinhas e projetos a ver esses grandes atletas de perto e estarem participando do evento”, disse Alessandra Trevisan.

“Com toda certeza, é o campeonato mais importante em Santa Catarina. O nível será muito alto, com atletas da seleção brasileira na disputa. Não será fácil, mas vamos fazer nosso melhor para representar bem a cidade”, completou Helton Berthi.