Arena Jaraguá recebe neste fim de semana maior evento de crossfit do Brasil

A Arena Jaraguá, de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, sedia neste fim de semana um evento internacional de fitness, o Brazilian Showdown, que tem como objetivo de, por meio de uma competição, definir os melhores atletas de cada categoria, buscando o melhor no condicionamento físico geral, além de potencializar a prática esportiva.

A organização informa que pelo menos 480 atletas representando 11 Estados brasileiros e três países participam do evento, que é considerado como o maior evento de crossfit do Brasil. 
O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados.

Participam da competição praticantes da modalidade CrossFit/CrossTraining e até mesmo praticantes de outras modalidades esportivas, que passaram por seleção que exigiu requisitos específicos para cada categoria. A idade mínima dos participantes, conforme o regulamento, é de 16 anos, desde que os menores apresentam atestado médico e estejam acompanhados de um representante legal.

O evento é dividido em duas etapas:
– A primeira,  a Qualifier Online, consiste em três provas/WODs (Workout of the day) que irão ser divulgadas online pelo site www.brazilianshowdown.com e cujos os participantes cumpriram provas enviadas em vídeo. As categorias Team Scaled, Scaled Masculino e Scaled Feminino têm vaga direto para a final, que serão preenchidas pela ordem de inscrição. Conforme o regumento, somente os atletas da categoria Scaled – equipes, individual masculino e individual feminino – não fazem o Qualifier, passando diretamente para a fase final, conforme o número de vagas.

– A etapa presencial é a que está sendo realizada neste fim de semana.

São 12 categorias de competição distintas, com premiação em dinheiro e kits dos patrocinadores:
VER CATEGORIAS
1. RXElite Individual Masculino
2. RXElite Individual Feminino
3. PRO Individual Masculino
4. PRO Individual Feminino
5. SCALED Individual Masculino
6. SCALED Individual Feminino
7. Master I (35-39) Masculino
8. Master I (35-39) Feminino
9. Master II (40+) Masculino
10. Master II (40+) Feminino
11. TEAM RXElite
12. TEAM SCALED
As provas neste sábado prosseguem até às 18h. No domingo, a abertura dos portões para atletas ocorrerá as 7h. A previsão de início das provas é para as 8h30 e o encerramento também se dará por volta das 18h.