Entre homens e mulheres, o Brasil só terá um representante no quadro de arbitragem da Copa do Mundo de Futsal Masculino. E nome é de Jaraguá do Sul. Natural da cidade, Anelize Meire Schulz será a única brasileira a apitar no torneio, que acontece entre 14 de setembro e 6 de outubro, no Uzbequistão.
Integrante do quadro da Fifa desde 2018, a jaraguaense de 38 anos é uma das principais profissionais do país e já vem recebendo grandes oportunidades nas últimas temporadas, mas agora fará sua estreia no Mundial Masculino após estar na pré-lista para o Mundial em 2021.
Nascida e criada em Jaraguá do Sul, Anelize Schulz se mudou para Blumenau aos 16 anos, quando passou a representar o município do Vale como atleta da modalidade até encerrar a carreira, em 2005.
A partir daí, começou a se dedicar aos estudos, formou-se em Educação Física e finalizou duas pós-Graduações: Fisiologia do Exercício, e Psicomotricidade e Inclusão Escolar.
Ao mesmo tempo, apitava jogos de futsal como forma de estágio e criou gosto pela profissão até fazer o primeiro curso de arbitragem em 2008 pela Liga Blumenauense de Futsal.
Após três anos de experiência em jogos amadores na região de Blumenau, foi indicada para fazer o curso da Federação Catarinense de Futsal em 2011, e, no ano seguinte, o da Confederação Brasileira.
Mas o grande salto na profissão veio mesmo em 2017, quando recebeu a indicação para os testes da FIFA e acabou sendo aprovada, passando a integrar o quadro internacional em 2018.