Da trajetória de quase dez anos como atleta de futsal ao diagnóstico de um problema grave no coração que, por pouco, não o fez interromper sua carreira no esporte. Apesar da pouca idade, Thiago Ribeiro Valler, de 19 anos, tem uma história baseada em superação.

O trauma vivido há exatos três anos, quando foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca, hoje dá lugar à esperança de seguir o sonho de sucesso nas quadras, com a camisa do Jaraguá Futsal.

O jovem que deu seus primeiros passos nas escolinhas de base de Guaramirim acabou se afastando dos treinos após se sentir mal em uma atividade em maio de 2015, quando já integrava as equipes de rendimento de Jaraguá do Sul.

O problema cardíaco colocou um ponto de interrogação na carreira do ala. Mas ele não desistiu. Sua grande ambição de se tornar um jogador profissional ainda estava muito viva.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

O início não foi fácil depois de diversos médicos apontarem o fim da carreira do atleta. Mas a visita a um profissional de Curitiba, que inclusive tratou o mesmo problema de um dos maiores goleadores do futebol brasileiro, Washigton, o ‘Coração Valente’, reanimou a confiança do jaraguaense. Porém, o procedimento no valor de R$ 23 mil deu início a uma nova luta para recuperação do garoto.

Através de uma rifa e uma noite do pastel, a família começou a arrecadar o dinheiro, mas não imaginavam que a principal ajuda viria de um dos maiores ídolos da torcida do Jaraguá Futsal: Falcão. Com uma camisa autografada do craque, Thiago rapidamente conseguiu o valor desejado, fez a cirurgia, e deu a volta por cima na carreira após nove meses de angustia.

“Não sei como a história chegou até ele (Falcão), mas sou eternamente grato pela sua atitude. Achei que não poderia mais nem correr na minha vida, quem diria jogar. Mas acabou dando tudo certo e a felicidade é enorme em poder fazer o que mais gosto que é jogar futsal”, disse.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Totalmente recuperado, Thiago ainda jogou por um curto período na base e profissional do Jaraguá até se transferir para o Sorocaba no ano passado, quando seu caminho voltou a cruzar com Falcão.

Contratado para equipe Sub-20, ele treinou e foi relacionado para vários jogos do profissional, fazendo parte do elenco campeão da Liga Paulista. Com término do contrato junto ao time do interior de São Paulo, o ala acertou seu retorno ao aurinegro.

Volta ao Jaraguá

Depois de um ano longe de casa, Thiago Valler vai retomar sua carreira no clube do coração. Ele já vem treinando com o grupo comandado pelo técnico Fernando Ferretti e aguarda liberação de documentos para se tornar uma nova opção ao treinador. “Eu estava com o Ferretti no Sorocaba e ele facilitou bastante minha vinda para cá. Quando saí de lá, conversamos e ele me abriu as portas. Estou muito feliz em voltar para casa”, destacou.

Ala vem treinando normalmente com o elenco e aguarda liberação de documentos para jogar I Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Adaptando-se ao estilo de jogo da equipe e adquirindo cada vez mais entrosamento com os demais companheiros, o atleta não vê a hora de poder ajudar o grupo a manter as boas campanhas na Liga Nacional e Campeonato Catarinense.

“Espero o melhor retorno possível para mim e ao clube. O Ferretti vem ajudando demais toda equipe e é uma pessoa extremamente inteligente. Então temos tudo para fazer um bom ano”, finalizou.

Quer receber as notícias no WhatsApp? 

Região de Jaraguá do Sul. Clique aqui

Região de Joinville. Clique aqui

Região de Florianópolis. Clique aqui