O Criciúma está na decisão do Campeonato Catarinense e garantiu a sua vaga na Copa do Brasil de 2024. O Tigre enfrentou o Hercílio Luz na noite dessa quarta-feira no Estádio Aníbal Torres Costa, e mesmo com a derrota pelo placar de 2 a 1 está na final do estadual por conta da vitória por 2 a 0 no jogo de ida.
O gol carvoeiro no confronto da volta das semifinais foi marcado por Fabinho, no segundo tempo.
A decisão do Campeonato Catarinense será disputada entre Criciúma e Brusque, vencedor do confronto contra Barra. O jogo de ida da final, de acordo com a tabela da Federação Catarinense de Futebol (FCF), será disputado neste sábado (01/04), às 16h30min, no Estádio Heriberto Hülse. O grande campeão de 2023 será conhecido no sábado (08/04) no Estádio Augusto Bauer, em Brusque.
Assim como no jogo de ida das semifinais, quando a torcida do Tigre bateu o recorde de público do catarinense com mais de 14.700 torcedores no Majestoso, os carvoeiros esgotaram os ingressos visitantes em menos de 10 minutos e lotaram o setor destinado no Estádio Aníbal Costa.
O Campeonato Catarinense deste ano iniciou com 12 equipes na disputa: Criciúma, Atlético Catarinense, Avaí, Barra FC, Brusque, Camboriú, Concórdia, Chapecoense, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville e Marcílio Dias.
Na primeira fase, os times jogaram entre si em turno único e os oito melhores avançaram para a segunda fase, sendo que os dois últimos foram rebaixados (Atlético Catarinense e Camboriú).
Na fase mata-mata houve cruzamento olímpico com partidas de ida e volta. Com igualdade nos placares dos dois duelos o vencedor é conhecido nas penalidades.
O Criciúma fechou a primeira fase com 18 pontos somados. Foram quatro vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Em 11 partidas disputas, os carvoeiros marcaram 12 gols e levaram apenas seis. De acordo com a tabela da FCF, o Campeão Catarinense de 2023 será conhecido no dia 8 de abril e os finalistas garantiram vaga na Copa do Brasil de 2024.