A sexta-feira (31), terminou com a integração de aproximadamente 5 mil alunos de escolas municipais, estaduais, particulares e universidades que vão disputar a 24ª edição dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville).
Em um evento que lotou o Centreventos Cau Hansen, o prefeito Adriano Silva declarou aberta esta edição dos jogos.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
“É um investimento profissional para que tudo ocorra de forma muito organizada, com árbitros contratados, as finais em estádios e ginásios grandes. Queremos dar apoio para que as escolas estejam unidas e participando dessa grande festa do esporte na cidade de Joinville”, destaca o prefeito.
A cerimônia teve início com o desfile de 61 instituições de ensino que entraram acompanhadas por atletas das equipes de vôlei e futsal e contou com apresentações culturais que abrilhantaram o evento.
“Queremos proporcionar para esses alunos essa primeira interação com a prática esportiva. Eles tendo aqui a presença de atletas de alto rendimento incentiva ainda mais a prática constante da atividade físcia durante todo o período escolar”, afirma Caroline Antunes, secretária interina de Esportes.
A paratleta Giovana Cristina Vieira, da Escola Estadual Dr. Tufi Dippe, foi a responsável pelo juramento. Com uma carreira consolidada na natação, Giovana já conquistou nove medalhas de ouro e uma de prata nas Paralimpíadas Escolares de 2019, 2021 e 2022.
Ouro também no Parajesc de 2019 e 2020, bronze no Metting Paralímpico Loterias Caixa em 2022 e mais recentemente, em 2023, primeiro lugar no Circuito Águas Abertas.
Outro momento importante foi o acendimento da pira olímpica. O revezamento foi feito por atletas de instituições de ensino que venceram o Jeville em 2022.
Durante a cerimônia de abertura, as torcidas mais animadas foram premiadas e com isso largaram na frente na pontuação. A Escola Municipal Presidente Castello Branco e o Centro Universitário Católica receberam troféu.
Na última edição do evento, quase 6 mil atletas de 99 instituições de ensino participaram dos jogos.
A faixa etária dos atletas deste ano inclui competidores de 8 a 10 anos, de 11 a 13 anos, de 14 a 16 anos e universitários em 24 modalidades esportivas. Esta 24ª edição do Jeville contará com a inclusão das modalidades de luta olímpica, badminton, breaking e o futvôlei.
O congresso técnico das modalidades inicia no dia 4 de abril e os jogos do Jeville 2023 começam dia 12 de abril.