Sucesso de público, a 9ª Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel já tem data marcada para acontecer: este sábado (27). O tradicional passeio abrange um percurso de 12 quilômetros totalmente sinalizados, em meio às belezas naturais e ao maior acervo do patrimônio histórico de Pomerode.

Pessoas de todas as idades podem participar da caminhada, que é totalmente gratuita. Ainda não está convencido? Então vão aí 5 motivos para você confirmar sua presença!

1. Natureza

A caminhada é realizada em uma estrada de chão batido, que conta com uma paisagem linda, cheia de pastos com animais descansando. A paisagem rural, com charretes antigas, bois e galinhas, leva o visitante para uma realidade distante da correria do dia a dia. Todo o percurso será iluminado com tochas que permitem ao participante observar bem a paisagem natural que o cerca.

2. Sua história

A Rota do Enxaimel possui o maior acervo de casas em estilo enxaimel na cidade. Mais de 50 imóveis foram tombados como patrimônio histórico. O estilo enxaimel consiste em entrelaçar várias estacas de madeira, responsáveis pela sustentação, e em seguida, preencher os espaços vazios com tijolos.

Durante toda a caminhada, o participante poderá visualizar as casas construídas nas ruas do bairro Testo Alto. Um programa inesquecível para quem é fã de história, arquitetura e cultura alemã.

3. Faz bem para a saúde

Caminhar ao ar livre, além de divertido, é saudável. Melhor ainda é fazer o passeio ao lado de pessoas otimistas e alegres, que ajudam a aliviar o estresse do cotidiano. Interagir com a natureza dá um descanso ao cérebro do trabalho a que ele é submetido todos os dias, o que pode ter um efeito reparador nos níveis de atenção. Estar em meio à natureza, caminhando e interagindo com outras pessoas, só traz vantagens para nosso organismo.

4. Culinária típica

Ao término do percurso, o caminhante encontrará uma amostra do melhor da gastronomia pomerodense. No Clube XV de Novembro, será servido o Bauernkaffee, o café rural, e um delicioso buffet de sopas com canja de galinha, carne bovina e o tradicional Schwarzsauer, a cabidela, para que os participantes possam repor suas energias e conhecer algumas especiárias da culinária alemã.

5. Muita cultura

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode preserva sua cultura por meio das danças, músicas e competições dos 15 clubes de caça e tiro. Os participantes poderão apreciar várias atrações culturais gratuitas, ao final da caminhada. Haverá apresentação do Grupo Folclórico Pomerano, música ao vivo e a exibição das competições típicas sempre presentes na Festa Pomerana.

Foto Divulgação/Prefeitura de Pomerode

E aí, agora ficou com vontade de participar? A concentração inicia às 17 horas, no C.C.T. XV de Novembro, localizado na rua Testo Alto, 6.400, e a saída está marcada para as 18 horas. As inscrições podem ser realizadas aqui. Participe!

Quer receber as notícias no WhatsApp?