10 dicas para quem quer começar a correr

Foto: Thiago Braga

Por: Lucas Pavin

05/06/2020 - 15:06 - Atualizada em: 05/06/2020 - 15:23

A corrida é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos por sua simplicidade, principalmente em tempos de pandemia, onde sair de casa para se exercitar e manter a saúde em dia pode ser o melhor remédio.

Calçar o tênis e correr pode até ser simples, mas existe uma série de recomendações importantes a serem seguidas para não pular etapas e cuidar da saúde.

Pensando nisso, elencamos 10 dicas para quem quer começar a correr, lembrando sempre de tomar todos os cuidados para minimizar o risco de contágio pelo coronavírus, como utilizar máscaras e manter distanciamento de outras pessoas.

1. Consulte o médico

Por ser um esporte que vai exigir do seu corpo, é muito importante procurar um médico para fazer avaliação de saúde. A melhor escolha é cardiologista para analisar a saúde do coração, e um ortopedista, que vai avaliar a qualidade dos músculos e ossos para minimizar o risco de lesões.

2. Procure um profissional

Mesmo sem a preferência de um acompanhamento, é essencial procurar um treinador profissional para as primeiras orientações e até elaboração de uma planilha de treinos, que serão realizadas no dia a dia.

3. Compromisso com a atividade

Contratempos aparecem, mas tratar a corrida como qualquer outra atividade diária resultará em menos “furos”. Manter uma regularidade faz com que o corpo se acostume aos poucos com o esforço e consiga ir além, então se programe e tenha horário reservado para correr.

4. Comece devagar

É preciso respeitar o corpo. Não coloque metas muito audaciosas logo no começo e apenas saia para correr como diversão. Se criar expectativas muito altas nas primeiras passadas e não alcança-las pode fazer com que você desista do esporte.

5. Cuide com a alimentação e o descanso

Invista em uma alimentação saudável e coma um alimento com carboidrato até 30 minutos antes da atividade, mas sem exagero. Se precisar, procure um nutricionista. Além disso, respeite o dia de descanso, que é fundamental para recuperar os esforços e prevenir lesões.

6. Use tênis e roupas adequadas

É ideal utilizar um tênis específico para corrida e com seu tipo de pisada, no caso existem a pronada (para dentro), a supinada (para fora) ou a neutra (correta). Já as roupas devem ser leves, preferencialmente as peças com tecnologia dry-fit.

7. Respiração é importante

Uma respiração equilibrada ajuda na resistência. Em certos momentos, pode parecer difícil controlar a respiração, então a dica é respirar conforme os passos. A cada três passos inspirando, dê os mesmos três passos expirando, diminuindo o cansaço durante a corrida.

8. Alongue antes e depois da corrida

Assim como em todos os esportes, o alongamento é fundamental para manter o corpo equilibrado e prevenir lesões. Antes da corrida, alongue todos os membros para aquecer o corpo, e depois, faça alongamentos focados em relaxar a musculatura.

9. Troque de ambiente

Parece bobagem, mas variar o ambiente de corrida também ajuda quem está começando a correr. É comprovado de que quando se corre apenas em um local, a chance de desenvolver um desgaste pelo esforço repetitivo e aumentar a carga do impacto são muito maiores.

10. Inscreva-se em uma prova de corrida

Após iniciar levemente na corrida e evoluir gradativamente, se inscreva em uma prova com quilometragem curta. Cruzar a linha de chegada pode ser o ponto de partida para uma pessoa que busca completar objetivos ainda maiores.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul