WEG: uma história com 59 anos de dedicação e sucesso

Fachada do primeiro parque fabril da história da WEG. Hoje conhecida como a WEG I em Jaraguá do Sul. | Foto Divulgação/WEG

Por: Elissandro Sutil

26/08/2018 - 11:08 - Atualizada em: 26/08/2020 - 11:49

O ano de 1961 marcou definitivamente a história de Jaraguá do Sul no mundo. Na época, a cidade havia acabado de comemorar seus 85 anos, com uma população de pouco mais de 12 mil habitantes, e o cenário era de crescimento e desenvolvimento.

Apesar de a indústria e o comércio estarem funcionando a todo o vapor, nos mais diversos setores de produtos e serviços, muito ainda havia que evoluir. A cidade ainda precisava, por exemplo, de uma empresa de fabricação de motores elétricos de qualidade. Pelo menos era isso que três amigos catarinenses, radicados em Jaraguá do Sul, Werner Ricardo Woigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus achavam.

E foi com o pensamento de inovar e trazer ainda mais expertise para o setor na região, que juntos, eles fundaram a que hoje é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

Assim, no dia 16 de setembro de 1961, longe das principais capitais do país, nascia a Eletromotores Jaraguá. Na época, Werner trouxe para empresa o know-how elétrico, Eggon adicionou seus conhecimentos como administrador e Geraldo complementou o trio com a proficiência mecânica.

Os fundadores Werner, Eggon e Geraldo, que fizeram história no mundo dos negócios. | Foto Divulgação/WEG

Tudo começou com um pequeno capital de 3,6 mil cruzeiros – equivalentes hoje a cerca de R$ 500. E em pouco tempo, a empresa seria expandida e rebatizada em homenagem aos seus fundadores, com as iniciais de cada um: WEG, palavra que, em alemão, significa “caminho”.

Ao longo das décadas, a WEG passou de uma pequena fabricante de motores elétricos para uma multinacional. O leque de atendimento se expandiu para produtos e serviços que vão desde componentes eletrônicos até produtos para automação industrial, geradores, transformadores, sistemas de energia limpa, baterias, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes, entre outros.

Atualmente, a WEG está presente no mundo todo, com 44 parques fabris e filiais comerciais em 36 países, além de ser uma importante companhia no mercado de ações da Bolsa de Valores.

É toda essa história de persistência, muito trabalho e visão de vanguarda de seus fundadores, além de todos os feitos e conquistas realizadas até hoje, que a empresa orgulha os jaraguaenses, e se tornou um dos pilares do sucesso econômico de Jaraguá do Sul.

Décadas de crescimento

Desde o início de sua história, a WEG esteve à frente do seu tempo. Não demorou muito para que a pequena fábrica de motores, tocada pelos três visionários amigos, expandisse. Um ano após a fundação, foi construído o primeiro parque fabril da história da WEG, agregando ainda mais na economia jaraguaense, com a geração de novos empregos.

Ainda na década de 60, a visão de crescimento fez com que a WEG se tornasse pioneira na região, com relação a investimentos em profissionalização. Em 1968 foi criado o CentroWEG, para capacitar os colaboradores, já que na época não existia nada parecido. Até hoje, a escola insere adolescentes no mundo da tecnologia, revelando e incentivando grandes talentos.

Na década de 1960, a WEG iniciou um projeto inovador ao investir na qualificação profissional dos colaboradores. Hoje conhecido como CentroWEG. | Foto Divulgação/WEG

A empresa começou a ganhar o mundo em 1970, ano em que iniciou as exportações para países como Guatemala, Uruguai, Paraguai Equador e Bolívia. E, em 1971, as ações da empresa entratam para a Bolsa de Valores. Na mesma década, a exportação de motores chega a 20 países, e é feita a inauguração do parque Fabril II.

Nas décadas de 80, 90 e 2000, pudemos ver grandes avanços, com a criação da WEG Transformadores, WEG Energia, da WEG Tintas e também do parque de automação. No exterior, a empresa ganhou ainda mais espaço, com a inauguração das primeiras filiais da empresa em diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Singapura e uma fábrica na China.

Primeira filial da WEG nos Estados Unidos, inaugurada em 1991. | Foto Divulgação/WEG

Evolução nos últimos dez anos

A partir dos anos 2010, até hoje, a WEG realizou importantes aquisições de empresas brasileiras e no exterior, além de inaugurar diversas outras filiais ao redor do mundo. Em 2015, a marca WEG somava parques fabris em 11 países, filiais comerciais em 28 países e mais de 31 mil colaboradores.

Nos últimos anos, apoiada em inovação, entrou no negócio de aerogeradores, geração de energia limpa, e também soluções para a indústria 4.0 com a criação de um departamento específico para negócios digitais e, adquiriu startups especializadas em inteligência artificial aplicada à indústria.

Em 2012, a WEG inicia
o fornecimento de equipamentos para geração de energia eólica. | Foto Divulgação/WEG

A WEG buscou inovar desde o início de sua história, trazendo excelência ao setor e orgulho à comunidade. Procurou também sempre oferecer o melhor aos clientes, colaboradores e à sociedade, se mostrando presente de diversas formas, mas principalmente, ao apoiar iniciativas relacionadas à saúde, sustentabilidade, educação, esporte e cultura.