WEG TINTAS investe em nanotecnologia

FOTO: divulgação/WEG Tintas

Por: Elissandro Sutil

16/11/2023 - 09:11

 

Desde que iniciou sua atuação no mercado, a WEG Tintas buscou estabelecer parcerias com o objetivo de melhorar os resultados da empresa. Essa prática, em um mercado tão competitivo, ajuda a agregar forças e competências, aumenta as vendas, reduz os custos, e torna o negócio mais sustentável.

Em 2021, a empresa Randon, voltada à pesquisa, produção e aplicação de nanotecnologia, lançou em parceria com a WEG uma linha de revestimentos protetivos a base de nanotecnologias.

Dentre as parcerias que deram muito certo, esta é mais uma para a história de sucesso das WEG Tintas. A nova linha denominada de New Tech, é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento entre a WEG e a NIONE, unidade das empresas Randon, na busca por soluções sustentáveis, mais resistência à corrosão e com melhor performance de brilho e cor.

O produto desenvolvido é isento de solventes, com secagem rápida, à base de água e nanopartículas, a nova linha monocomponente combina resinas acrílicas especiais e tem como uma das principais nanopartículas o Nióbio, em uma pré-mistura que é fornecido pela NIONE.

A nova tecnologia New tech, fruto da parceria, será incorporada em linhas de discos de freio da Fremax, uma das unidades fabricantes de autopeças das empresas Randon.

Para a WEG Tintas, a combinação de nanomateriais em novos polímeros tem permitido que revestimentos com desempenho muito superior ocupem o lugar das tintas convencionais.

FOTO: divulgação/WEG Tintas

Segundo a empresa WEG, a busca dos clientes por produtos que permitam mais produtividade tem impulsionado os esforços no desenvolvimento com tecnologia agregada, do mesmo modo, novos tempos exigem produtos mais sustentáveis, eficientes e duráveis, que auxiliem os diferentes setores industriais a atender as políticas de ( Environmental, Social and Governance), as ESG, isto é, práticas ambiental, social e de governança.

Já para a empresa Randon a parceria com a WEG Tintas potencializa os ganhos obtidos por meio do trabalho de pesquisa e desenvolvimento científico, realizado de forma conjunta entre as companhias.

“A produção de nanopartículas de nióbio em larga escala é uma inovação no mercado mundial, com potencial de abrir novas oportunidades para diferentes setores industriais, que nos motiva a seguir apostando nesse trabalho disruptivo, que combina ciência e métodos produtivos amigáveis ao meio ambiente, contribuindo para um processo sustentável”, ressalta o diretor da NIONE, César Ferreira.

Com mais de 70 anos de história, as empresas Randon alcançaram presença global e liderança nos setores de semirreboques e vagões ferroviários. A organização tem sede na cidade de Caxias do Sul (RS), conta com 28 unidades industriais e está presente em mais de 100 países. A companhia tem como propósito conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade.

Para a WEG, o resultado da parceria mostra como suas estratégias de desenvolvimento têm dado certo, por meio de parcerias colaborativas a empresa avança em seus investimentos e projetos, no Brasil e fora dele.

Ainda de acordo com a WEG Tintas, o mercado e parceiros têm reconhecido todo este trabalho, pois a WEG Tintas foi eleita no Brasil por 16 vezes consecutivas a melhor fábrica de tintas em pó, e por 10 vezes consecutivas a melhor indústria de tintas líquidas industriais.

FOTO: divulgação/WEG Tintas