WEG desenvolve projeto de hidrogênio de baixo carbono

Foto: divulgação WEG

Por: Elissandro Sutil

15/09/2024 - 08:09 - Atualizada em: 16/09/2024 - 11:04

A WEG está atenta à crescente demanda mundial por hidrogênio de baixo carbono, por este motivo, a multinacional solidifica sua posição no mercado e impulsiona sua receita com soluções inovadoras. Tradicional fornecedora de equipamentos amplamente utilizados nos processos de separação de ar e obtenção do hidrogênio, há mais de seis décadas a empresa desenvolve motores elétricos, inversores de frequência, sistemas de automação, transformadores, tintas e soluções digitais. Focada no desenvolvimento sustentável, com uma estrutura global e domínio em geração de energia solar, eólica e armazenamento de energia, a companhia tem se destacado em alguns dos maiores projetos de hidrogênio do mundo.

Recentemente, a empresa WEG forneceu três motores síncronos de grande porte para a maior planta de produção de hidrogênio liquefeito do mundo, pertencente a um grupo líder em energia e química na Coreia do Sul. Com uma capacidade de produzir inicialmente 30.000 toneladas de hidrogênio azul, a planta pode alcançar produção anual de 250.000 toneladas de hidrogênio limpo por ano até 2025. Esse tipo de combustível, diferente das energias não renováveis, não poluem o meio ambiente e são cada vez mais alternativas para um planeta limpo.

Além desse projeto, nos Estados Unidos, a multinacional WEG está envolvida em um importante projeto que visa a produção de 90 toneladas de hidrogênio líquido por dia, destinado ao consumo de veículos comerciais e de transporte pesado movidos a células de combustível de hidrogênio. Neste projeto, dois motores síncronos de grande porte e quatro motores de indução serão fornecidos pela Companhia. Ainda sobre os motores com essas características, eles são utilizados em processos que demandam velocidade contante com carga variável, também como meio de fornecer compensação de potência reativa a indústria.

No Brasil, a WEG desempenhou um papel crucial ao fornecer o Sistema Completo de Armazenamento de Energia em Baterias de íons de lítio Utility Scale para a planta de estudos de geração de hidrogênio verde de Furnas, localizada na Usina Hidrelétrica de Itumbiara/MG. Este sistema BESS (Battery Energy Storage System), com potência instalada de 300 kW e capacidade de 600 kWh, faz parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que visa testar o armazenamento de energias sazonais e intermitentes, bem como sua integração ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Também no Brasil, a Companhia forneceu um sistema completo de retificação, englobando painéis elétricos com conversores CA/CC, quadros elétricos auxiliares de baixa tensão, dispositivos de correção de fator de potência e transformadores para uma Usina de produção de hidrogênio verde no Ceará, com capacidade de produção de 22,3Kg de hidrogênio por hora.

Foto: divulgação WEG

Projetos como estes, focados no suprimento de hidrogênio de baixo carbono, também estão sendo realizados com soluções WEG no Canadá, na França e na Suécia, e garantiram aproximadamente US$ 15 milhões em receita para a empresa em 2023.

Elder Stringari, Diretor Internacional da WEG, enfatiza: “A WEG não apenas está na vanguarda da inovação e sustentabilidade no setor de energia, mas também desempenha um papel significativo na redução das emissões de carbono e na promoção da transição para uma matriz energética mais limpa e responsável. Estamos comprometidos em atender projetos de alta complexidade com eficiência, flexibilidade e uma estrutura global que respeita os mais exigentes requisitos deste mercado”.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP