Universidade EAD com laboratórios práticos é sucesso em matrículas

Foto: Divulgação/Unicesumar

Por: Maria Luiza Venturelli

22/02/2020 - 15:02 - Atualizada em: 22/02/2024 - 15:21

Combinar o ensino a distância com encontros presenciais é uma excelente forma de ter o melhor dessas duas realidades. Além de aprender com muita tecnologia e flexibilidade, você não perde as ricas experiências que acontecem no ambiente universitário.

Nessa modalidade de ensino, o aluno tem acesso ao que existe de mais moderno, pois a educação digital traz um aprendizado inteligente, interativo e com ferramentas de apoio, além de ter acesso a laboratórios práticos de última geração.

Pensando em esclarecer algumas das dúvidas acerca desse tipo de curso, convidamos Fabiane Carniel, coordenadora dos cursos EAD UniCesumar, para explicar como tudo funciona.

Foto: Divulgação/Unicesumar

Qual a diferença entre cursos híbridos, presenciais e a distância?

Entender as diferenças entre esses modelos de ensino pode ajudar na hora de selecionar a melhor opção para a sua carreira. É muito importante destacar que no Brasil, atualmente, não temos a modalidade híbrida de educação. Nesse sentido, temos apenas Educação a Distância e Ensino Presencial.

“O curso integralmente presencial requer que os estudantes estejam em uma sala de aula, enquanto o formato a distância permite ao aluno aprender de qualquer lugar”, explica Fabiane. Porém, existem algumas práticas que precisam de um local físico para serem desenvolvidas. Desta forma, os cursos híbridos são aqueles nos quais a carga horária é distribuída entre atividades presenciais e EAD.

“É preciso entender que a prática começa com a preparação do aluno antes mesmo de uma prática em laboratório”, reforça Adriano Albano, Diretor da Unicesumar de Jaraguá do Sul. Além da aula expositiva transmitida ao vivo, o aluno tem acesso à conteúdo em livros que o direcionam, com QrCodes para vídeos complementares demonstrativos de práticas referente a conceitos apresentados. Além disso, tem acesso a Realidade Aumentada e Laboratórios Virtuais, que simulam diversas atividades.

Tem ainda atividades práticas guiadas, que o aluno pode fazer em ambientes específicos, e que são comprovados por fotos, relatórios e vídeos, com feedback detalhado do professor – que na Unicesumar são chamados de Mapa de Atividades. Após, o aluno tem agendamento de práticas em laboratórios físicos no polo, bem como realizar estágios supervisionados no mercado de trabalho, momentos estes destinados à prática e ao desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da profissão.

Foto: Divulgação/Unicesumar

Quais os diferenciais dos cursos híbridos da EAD UniCesumar?

Entre os benefícios do modelo híbrido de ensino da UniCesumar, estão:

  • Oportunidade de unir o melhor da educação a distância com o melhor e mais prático de atividades presenciais para o desenvolvimento dos alunos;
  • Utilização de tecnologias úteis para mediar e melhorar o aprendizado;
  • Otimização do tempo para melhorar o desenvolvimento dos estudantes;
  • Roteirização das atividades práticas e ótimos recursos educacionais;
  • Tutoria presencial no polo acompanhando a execução das práticas;
  • Laboratórios equipados com tecnologias e equipamentos modernos;
  • Interação entre alunos, professores e tutores, permitindo o desenvolvimento e aprendizado de forma completa.

Por que houve um aumento das buscas por cursos híbridos na área da saúde?

Foto: Divulgação/Unicesumar

“O aumento da busca por cursos com metodologia híbrida na área da saúde se dá pela flexibilidade do modelo”, explica Fabiane. Além disso, é inegável que a pandemia alavancou a possibilidade de fazer cursos de diferentes áreas com diferentes metodologias mediadas por tecnologia e os da saúde são exemplos disso.

Outro ponto é que os cursos da área da saúde também tiveram seu início de oferta pela EAD há menos tempo do que outras áreas, como gestão e licenciaturas, por exemplo. Isso também pode explicar o aumento na busca por esse tipo.

Vemos, atualmente, um crescimento exponencial dos cursos da área da saúde na EAD, especialmente, aqueles que utilizam metodologia híbrida. Fabiane aponta que “isso reforça a ideia de flexibilidade, mas também da importância dos momentos presenciais para a realização de práticas”.

Foto: Divulgação/Unicesumar

Como agendar as práticas dos cursos híbridos na UniCesumar?

As práticas se caracterizam pela execução de experimentos, protocolos, etc., conforme a necessidade de cada área de formação dos cursos. Assim, como exemplo, nas engenharias, os alunos realizam experimentos com campos de provas, bancadas de sensores e outros.

Os cursos de Bem-Estar, por exemplo, têm protocolos para diferentes tipos de massagens. Com a intenção de realizar o agendamento dessas práticas, ao ser matriculado em uma disciplina que contém em sua modelagem uma prática presencial, aparecerá na plataforma virtual do aluno (Studeo) o período de agendamento e os horários disponíveis.

O aluno escolhe o melhor horário de acordo com sua disponibilidade e vai ao polo no intuito de realizar a prática no horário escolhido. Com o uso de tecnologias, as pessoas têm mais opções para realizarem suas atividades remotamente. É natural que algumas áreas, como engenharias e saúde, se desenvolvam em modelos híbridos de ensino e aprendizagem.

Quais são os cursos híbridos oferecidos na UniCesumar?

Foto: Divulgação/Unicesumar

Os cursos com laboratórios no polo de Jaraguá do Sul são: Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia, da área da Saúde, Estética e Cosmética, Podologia e Terapias Integrativas e Complementares da área de Bem-Estar, e Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Engenharia da Produção, Automação Industrial, Manutenção Industrial, Energias Renováveis e Sistemas Construtivos Sustentáveis e Inovadores e Fabricação Mecânica da área de Engenharia.

Atualmente são beneficiados, na Unicesumar, mais de 120 mil alunos da metodologia híbrida em todo o Brasil, sendo destes, 400 alunos em Jaraguá do Sul, do total de 2 mil alunos da Universidade na região.

Como faço para agendar uma visita para conhecer os laboratórios práticos?

Foto: Divulgação/Unicesumar

A Unicesumar está agendando visitas aos laboratórios práticos, seja individualmente ou mesmo em grupo. É só entrar em contato com nosso WhatsApp (47) 3084-0484. As aulas já estão iniciando nesta segunda quinzena de fevereiro.