UNIASSELVI é a primeira Instituição de Ensino Superior em Guaramirim

Bloco A da Unidade UNIASSELVI Guaramirim, localizado próximo à BR 280

Por: Maria Luiza Venturelli

26/08/2022 - 16:08

A UNIASSELVI, maior instituição de ensino a distância (EAD) de Santa Catarina (SC) e do Brasil, também marca a história de Guaramirim. Nesses 73 anos, o centro universitário foi o primeiro de nível superior da cidade, impactando diretamente a vida de mais de 6 mil pessoas graduadas por meio dele.

Uma dessas pessoas é Francisco Mateus Diogo Nunes, 27 anos, que ao conseguir uma bolsa de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni), em 2014, deixou o Maranhão (MA) para viver em Guaramirim. Dividindo um apartamento em Jaraguá do Sul com um amigo, que também trocou o Nordeste pelo Sul por causa dos estudos, ele recorda que foram muitas mudanças e novidades. “Foi um desafio. Teve a questão da comida, da cultura. No início, eu sofri um pouco até me adaptar. Mas tudo isso foi crucial para o meu futuro, porque eu consegui um emprego na UNIASSELVI enquanto estudava, então, eu aprendi a trabalhar e aprendi como aluno”.

Hoje, atuando nas áreas criminal e previdenciária do Direito, Nunes lembra com carinho das experiências em Guaramirim. Segundo ele, foi na cidade que ele desenvolveu disciplina e responsabilidade. “Eu atribuo o meu sucesso a essas vivências, pois nesses três anos na advocacia, eu conquistei coisas que antes eu não imaginava conseguir”.

Ele destaca, ainda, que a passagem pelo município trouxe significantes mudanças que marcaram a sua história. “A minha vida e o futuro das minhas gerações foram transformados por meio da educação a partir desse ponto. A decisão de morar no Sul para estudar transformou 100% a minha realidade”.

Impacto na comunidade

Ao todo, com mais de 20 anos, a unidade UNIASSELVI Guaramirim já capacitou mais de 6 mil profissionais de nível superior, nas modalidades EAD e presencial. Mário Sérgio Peixer Filho, natural de Guaramirim e que já foi professor, coordenador de curso e que atualmente é reitor, diz já ter visto inúmeros egressos de sucesso como Nunes.

“Histórias como a dele são motivo de muito orgulho, não só para a UNIASSELVI, mas também para a cidade, pois é um conjunto de fatores que fazem as realizações darem certo. Eu mesmo tenho colegas no meu escritório que foram nossos alunos e, hoje, são profissionais formados, advogados que exercem a profissão literalmente do meu lado e com excelência. O ganho com o conhecimento, cultura e aprendizado não é só deles, e sim de toda Guaramirim e região, que pode contar com mão de obra qualificada em diferentes áreas”, afirma.

De acordo com ele, a UNIASSELVI, que começou como Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), tem extremo valor para a localidade, desde a sua instalação até hoje. “A instituição foi e é extremamente importante para o desenvolvimento de toda a região, pois proporciona a capacitação de milhares de alunos que formam a população local. É como se houvesse uma ‘virada de página’ depois de a educação de nível superior ser disponibilizada perto dessas pessoas”.

A coordenadora do curso de Psicologia na unidade Guaramirim, Virginia Azevedo Reis Sachetti, é uma das colaboradas com mais tempo de casa. Em 2002, quando começou suas atividades, existiam duas ou três graduações disponíveis. Com o passar do tempo, ela pôde acompanhar com honradez a ampliação de qualificações ofertadas. “Foi gratificante poder ver a implementação de mais cursos, a expansão da instituição e como ela ajuda a comunidade pelo atendimento gratuito que é prestado no serviço Escola de Psicologia para as pessoas locais desde 2010”.

Na avaliação dela, oferecer, a favor da população, conhecimentos que são debatidos nas salas de aula da UNIASSELVI – sejam virtuais ou físicas – foi a melhor gratificação que ela poderia ter recebido como docente.

Por: Redação UNIASSELVI

Notícias no celular

Whatsapp