Última superlua do ano vai ocorrer na próxima quinta-feira; veja como assistir

Por: OCP News Criciúma

09/08/2022 - 10:08 - Atualizada em: 09/08/2022 - 10:46

A última superlua de 2022 está marcada para a próxima quinta-feira (11) e será visível em Santa Catarina. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo, o que dá a impressão de o satélite natural estar maior.

 

O professor de Astronomia da UFSC, Alexandre Zabot, afirma que basta o céu estar limpo para observar a Lua, que ficará visível durante toda a noite, mas a primeira hora após o nascimento é o melhor horário para observar. E não é preciso nenhum equipamento especial, basta olhar para o céu.

 

Outro fenômeno que também irá surgir é a chuva de meteoros Perseidas, que conta com até 100 meteoros por hora. Mas as notícias não são boas para os catarinenses: será praticamente impossível acompanhar no Estado.

 

“O ponto onde acontece a irradiação nasce bem no fim da madrugada, no Norte, quase no horizonte, e depois já amanhece. Mesmo com tempo bom, dificilmente alguém conseguirá acompanhar, porque estará muito baixo no céu e perto do horizonte”, explica Zabot. “Só será visível no Norte do Brasil”, finaliza.

 

 

 

Com informações do ND Mais