Terra dos encantos naturais: Corupá é uma das apostas do turismo brasileiro

Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá

Por: Elissandro Sutil

07/07/2020 - 06:07 - Atualizada em: 07/07/2020 - 09:09

A combinação de cachoeiras exuberantes, montanhas majestosas e o verde da Mata Atlântica em abundância faz de Corupá um dos destinos mais belos para turismo do Norte de Santa Catarina, e também do Brasil.

Locais como a Rota das Cachoeiras, o Parque Natural Braço Esquerdo, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, e outros hoje ajudam a movimentar a economia da cidade. Além disso contribuem com a promoção do bem-estar da população, que tem à disposição espaços encantadores perto da natureza para o lazer e prática de exercícios físicos.

Foto Divulgação

Natural de Corupá, a guia turística Jéssica Gottardi não esconde o amor pela terra onde nasceu e cresceu. Apaixonada por montanhas, a sua principal indicação é o Morro do Garrafão, de onde se tem vista panorâmica da cidade. “É de tirar o fôlego”, diz.

“Escolhi ser guia turística e trabalhar com hospedagem, por que vejo em Corupá um potencial turístico gigante. Acho que, com a ideia voltada à preservação e ao conhecimento das belezas da cidade, o sucesso é garantido. Basta sabermos aproveitar da forma mais sábia possível”, completa Jéssica.

Para ela, além do Morro do Garrafão, outros pontos incríveis do município também merecem ser visitados, como a Gruta da Santa, um belíssimo lugar agregado ao turismo religioso, e o Morro do Boi, um dos cartões postais da cidade.

Apaixonada por Corupá, Jéssica vê potencial de crescimento turístico no município. | Foto Arquivo Pessoal

Reconhecimento nacional

Corupá tem muito a comemorar nesses 123 anos de história, e o avanço no turismo está entre os motivos. Em agosto de 2019, a cidade passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro, ganhando reconhecimento nacional.

A certificação tem validade até 2021 e, além de se destacar entre os belos destinos do país, possibilita a captação de recursos para o segmento, tanto pelo município quanto por investidores privados.

O Seminário Sagrado Coração de Jesus é uma das belezas turísticas e históricas da cidade. | Foro Divulgação

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Chales Moesch, esta certificação apresentou um aumento considerável de turistas à procura do município – com uma pausa agora, em decorrência à pandemia.

“Corupá é uma cidade rodeada de belezas naturais, então temos muitos atrativos para quem busca aventura, ecoturismo ou simplesmente ama contemplar a natureza. Então esse reconhecimento é importante para buscarmos ainda mais o desenvolvimento do turismo”, complementa o secretário.

O próximo passo, após a pandemia, será o trabalho na divulgação da cidade como opção de turismo nas redes sociais. “Já temos todo o planejamento, agora precisamos esperar o momento certo para colocar em prática”, finaliza Moesch.

5 lugares incríveis pra visitar em Corupá

Antiga Usina: a antiga Força e Luz Hansa, que funcionava na década de 1920, hoje ruínas, é formada por paredões de pedras e uma queda de água de aproximadamente 10 metros. É um local agradável para banho e área de camping.

Morro do Boi: belíssimo local para quem ama turismo de aventura, com subida do pico do “Morro do Boi” para apreciar uma vista ampla de Corupá e Jaraguá do Sul. Conta com área de camping.

Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá

Morro do Garrafão: com 645m de altura, quem chega ao topo do morro terá a oportunidade de uma visão panorâmica espetacular da cidade. Em cerca de uma hora de trilha pode-se atingir o cume do morro. Mas a trilha é fechada, e só chega lá quem realmente conhece (busque um guia turístico para esta aventura).

Rota das Cachoeiras: um destino incrível para quem busca contato com a natureza e prática de atividade física. Ao longo dos 2,9 km de trilha (4 horas de caminhada) é possível contemplar a beleza de 14 cachoeiras, e observar fauna e flora. A última cachoeira, chamada Salto Grande, tem 125m de queda.

Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá

Parque Natural Braço Esquerdo: situa-se entre São Bento do Sul e Corupá. A posição geográfica privilegiada presenteia com atrativos, como a Cachoeira Braço Esquerdo com mais de 90m, a Caverna da Fuga e a Trilha do Vale Perdido com inúmeros riachos, quedas d’água e formações rochosas de milhões de anos. Local ideal para escalada e rapel.

Saiba mais sobre todos esses destinos no site turismo.corupa.sc.gov.br.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul